O mês de abril é marcado pela união de entidades médicas, especialistas, hospitais e órgãos governamentais para promover ações que visam conscientizar a sociedade sobre os cuidados com a visão e a importância dos exames oftalmológicos regulares com o objetivo de prever e tratar condições oculares que podem levar à cegueira.
E não é para menos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira são evitáveis se tratados precocemente. No Brasil, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,1% dos brasileiros – cerca de 6,3 milhões de pessoas – não enxergam.
O oftalmologista Fernando Naves, da Santa Casa de Mauá, ressalta que a proposta da data é conscientizar sobre a importância da prevenção e combate às diversas causas de cegueira, além da reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade. “A visita anual ao oftalmologista deve fazer parte da rotina de check-ups e muitas doenças oculares são tratáveis e curadas, desde que o diagnóstico seja feito precocemente e tenha o acompanhamento de um especialista. Outro ponto importante é que a consulta oftalmológica de rotina deve ter início ainda na infância”.
Entre as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Como afirma Naves, uma prática simples, se adotada pela população, atenuaria os quadros que levam à perda de visão: a consulta anual ao oftalmologista.
Um levantamento feito pelo Instituto Penido Burnier, de Campinas, com 814 pacientes mostra que 47% só buscam por consulta quando sentem alguma alteração na visão. “O problema é que muitas doenças só são percebidas em estágio avançado”, comenta o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto. Este é o caso do glaucoma. “A falta de sintomas faz com que mais da metade dos portadores de glaucoma cheguem à primeira consulta com perda irreversível do campo visual”, diz.
Para o oftalmologista, o aumento do número de deficientes visuais no Brasil está relacionado ao rápido envelhecimento da população e à falta de políticas públicas de saúde que atendam às novas demandas na área da saúde. “A catarata responde por 49% dos casos de cegueira no Brasil”, exemplifica.
Dados não faltam para endossar o papel crucial da campanha Abril Marrom na conscientização, prevenção e tratamento das condições oculares que podem levar à cegueira. É uma oportunidade também para que os oftalmologistas estreitem o relacionamento com seus pacientes, lembrando-os da importância de cuidar da visão de forma preventiva. Quer dicas de como fazê-lo? Acesse aqui e veja o material desenvolvido pela equipe da Universo Visual que poderá servir de apoio em divulgações no instagram.