A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou a expansão da indicação terapêutica de faricimabe (Vabysmo®), para tratamento de pacientes adultos com deficiência visual causada pelo edema macular secundário à oclusão de veia da retina (OVR). A nova indicação abrange especificamente casos de Oclusão de Ramo da Veia da Retina (ORVR) e Oclusão da Veia Central da Retina (OVCR).
A Oclusão Venosa da Retina (OVR) é uma condição vascular ocular grave, descrita como uma espécie de “derrame” na parte de trás do olho. A retina, fundamental para a captação da imagem, depende de um fluxo sanguíneo adequado, que chega por artérias e sai por veias. A OVR ocorre quando há um “entupimento” em uma dessas veias de saída. A consequência é o acúmulo de sangue, aumento da pressão dentro do vaso e o subsequente vazamento de líquido e sangue para dentro da retina, gerando o edema.
Existem dois tipos principais de oclusão, classificados conforme o local do bloqueio: a Oclusão de Ramo da Veia da Retina (ORVR), que ocorre em uma veia menor e afeta apenas uma parte da visão, e a Oclusão da Veia Central da Retina (OVCR), na veia principal, que drena todo o sangue da retina, sendo esta última geralmente mais grave e com impacto visual mais intenso e global.
A OVR é uma manifestação de doença vascular que tem origem, em muitos casos, em outras partes do corpo, reforçando a importância da saúde sistêmica. Os principais fatores de risco são a hipertensão, que é o fator mais comum, o diabetes descontrolado, o colesterol alto, o glaucoma, o tabagismo e a idade avançada. A aterosclerose, que causa a rigidez das artérias, pode, inclusive, comprimir as veias adjacentes, levando à formação de coágulos e à oclusão venosa. Pacientes que já tiveram OVR em um olho apresentam um risco aumentado de desenvolver a mesma condição no outro.
O prognóstico da visão depende diretamente da gravidade da oclusão e da rapidez com que o tratamento é instituído. O tratamento primário não visa “desentupir” a veia, mas sim gerenciar as complicações, sobretudo o edema da retina. As principais abordagens incluem injeções intraoculares de medicamentos aplicados diretamente no olho para “secar” o líquido vazado na mácula e diminuir o inchaço. É crucial ressaltar que o cuidado global do corpo é fundamental, sendo indispensável o controle rigoroso da pressão arterial, do diabetes e do colesterol para evitar a progressão ou a recorrência da doença.
Sobre a Roche
Fundada em 1896, em Basileia, na Suíça, como um dos primeiros fabricantes industriais de medicamentos de marca, a Roche se tornou a maior empresa de biotecnologia do mundo e líder mundial em diagnóstico in-vitro. A empresa explora a excelência científica com a finalidade de descobrir e desenvolver medicamentos e diagnósticos para melhorar e salvar a vida de pessoas no mundo todo.
Somos pioneiros em tratamentos de saúde personalizados e queremos transformar ainda mais a forma como os tratamentos de saúde são fornecidos, de modo a exercer um impacto cada vez maior. Para oferecer os melhores tratamentos a cada pessoa, estabelecemos parcerias com muitas outras partes interessadas e combinamos nossos pontos fortes em Diagnóstico e Farmacêutica com a experiência proveniente dos dados da prática clínica.
Reconhecendo nosso empenho na busca de uma perspectiva de longo prazo em todos os nossos empreendimentos, pelo décimo terceiro ano consecutivo, a Roche foi nomeada uma das empresas mais sustentáveis da indústria farmacêutica de acordo com os Índices de Sustentabilidade Dow Jones. Esse reconhecimento também reflete nossos esforços para melhorar o acesso à saúde junto a parceiros locais em todos os países onde atuamos. Para saber mais, clique aqui.



