O Banco de Olhos (BOS) de Sorocaba (SP) informou que a procura de pacientes que precisam de um transplante de córnea está baixa. No início da pandemia, em 2020, o hospital chegou a ter mais de três mil pedidos de avaliação.
Em 2021, o BOS conseguiu zerar a fila de espera para o transplante de córnea após a implantação de um sistema de telemedicina, que agilizou o atendimento e encaminhamento dos casos. Atualmente, a capacidade do hospital é de mais de 300 procedimentos por mês.
Com isso, foi possível reverter a situação e bater o recorde no número de cirurgias realizadas, com mais de 2.268 transplantes no total.
Como atualmente não há fila de espera para o procedimento de avaliação, o superintendente do BOS esclarece que a situação pode impactar as equipes médicas e a estrutura para as cirurgias, que poderão ficar ociosas nos próximos meses.
O cadastro para a avaliação do transplante de córneas pode ser feito pelo aplicativo do BOS. Para convênios e procedimentos particulares, a solicitação pode ser feita pelo WhatsApp, no número (15) 3212-7040.
Fonte: G1