Entre os dias 9 e 12 de maio, Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), sediará o Retina World Congress 2024. Durante o evento, o oftalmologista brasileiro Mauricio Maia será agraciado com o “Prêmio Dr. Kirk Packo”, entregue ao melhor vídeo inscrito no Congresso Mundial de Retina.
O vídeo vencedor é o “Trauma Ocular Grave”. Nele, Maia retrata a cirurgia em um paciente monocular que sofreu um trauma ocular contuso severo e tinha uma Acuidade Visual com Correção (AVCC) de apenas LP (percepção de luz). Ele foi encaminhado para possível evisceração ocular.
Exames apontaram descolamento de retina, descolamento coroidal hemorrágico de 360 graus, hemorragia vítrea e subretiniana e sinais de laceração escleral extensa. O olho foi submetido a quatro procedimentos cirúrgicos complexos, incluindo fixação secundária de LIO usando suturas Gore-tex. O resultado final foi AVCC = 20/30.
Recentemente, Maia foi eleito presidente da Sociedade Panamericana de Retina e Vítreo (SPRV) para o 2025/2026. Além disso, é diretor do serviço de cirurgia de retina e vítreo do Hospital de Olhos Oeste Paulista e professor afiliado e da pós-graduação do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).