Além das várias atividades programadas para o dia 5 de setembro, aconteceu a eleição da diretoria do CBO para a gestão no período de 2020/2021. Nas urnas foram computados 657 votos à chapa única, 18 votos brancos e 6 nulos, totalizando 681 votos.
“Daremos continuidade aos programas em andamento, como o aprimoramento do Ensino da Especialidade via online, a consolidação do curso de pós-graduação sctritu sensu e o acompanhamento de nossos 101 cursos de especialização, além do constante aprimoramento da Prova Nacional de Oftalmologia”, ressaltou José Beniz Neto, atual vice-presidente do CBO que liderou a chapa única para a eleição da diretoria da entidade para a próxima gestão.
Beniz Neto declarou também que, nos próximos dois anos, o CBO continuará com sua política de valorização da oftalmologia brasileira. “Utilizaremos os recursos jurídicos para coibir a atuação ilegal de profissionais sem formação médica ligados ao comércio óptico e para combater práticas predatórias de algumas operadoras de planos de saúde, como o empacotamento de consultas e exames oftalmológicos”, completou. O médico é professor associado de Oftalmologia e chefe do Serviço de Catarata da Universidade Federal de Goiás (UFG), bem como chefe dos Serviços de Córneas e Uveítes do Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos (CBCO), de Goiânia (GO).
Cristiano Caixeta Umbelino, responsável pelo Setor de Glaucoma do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, será o vice-presidente da nova gestão, e Newton Kara José Júnior, professor livre-docente e colaborador e de pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), assume como secretário geral.
Ainda no dia 5 de setembro foram eleitos como membros efetivos do Conselho Fiscal Professor Heitor Marback os oftalmologistas Abrahão da Rocha Lucena (CE), Ana Luísa Höfling-Lima (SP) e Beogival Wagner Lucas Santos (MS) que terão como suplentes Antônio Marcelo Barbante Casella (PR), Bernardo Menelau Cavalcanti (PE) e Gustavo Victor de Paula Baptista (SP).
Conselho de Diretrizes e Gestão
No mesmo dia, também ocorreram as eleições para escolher os representantes da comunidade oftalmológica no Conselho de Diretrizes e Gestão (CDG), órgão encarregado do planejamento e proposições de metas e estratégias do CBO. O CDG é formado por membros vitalícios (ex-presidentes da entidade) e quatro representantes da comunidade oftalmológica. Nessa eleição foram computados os seguintes votos:
Alexandre Cabral de Mello Ventura, 76 votos; Ana Rosa Pimentel de Fiqueiredo, 62; Daniel Alves Montenegro, 65; Frederico de Souza Pena, 137; Isabel Habeyche Cardoso, 76; Luciene Barbosa de Sousa, 143; Wilma Lelis Barboza, 120. De acordo, foram eleitos para os cargos do conselho Luciene Barbosa de Sousa, Frederico de Souza Pena e Wilma Lelis Barboza. Ficaram empatados em quarto lugar Alexandre Cabral de Mello Ventura e Isabel Habeyche Cardoso. Segundo o CBO, tendo em vista que houve empate no preenchimento da última vaga, e não havendo previsão estatutária ou regimental sobre a questão, por decisão da comissão eleitoral, será levada à assembleia geral para deliberação.
Fonte: Universo Visual