Poderíamos mudar esse nome para algumas variações, como comportamento do paciente ou comportamento do afiliado, variando de acordo com as necessidades de uma empresa, mas no fim todos significam a mesma coisa: entender como o seu público-alvo age e o que pode fazer para melhorar seu relacionamento.
Não estamos falando aqui apenas de promoções, ou vantagens financeiras. O comportamento do consumidor envolve uma grande quantidade de pré-requisitos para os quais devemos olhar, como por exemplo a experiência que o paciente, ou cliente, tem quando em contato com uma empresa.
Ter esse olhar direcionado a detalhes comportamentais é uma vantagem que poucos usufruem. Isso porque não é tão simples assim desvendar o modo de agir das pessoas, mas uma vez que é feito, contribui para que possa desenvolver sua empresa de forma mais coesa, direcionada e otimizada. O que irá lhe poupar muito esforço, tempo e gastos. E como podemos fazer isso? É o que vamos descobrir!
O Comportamento do Consumidor moderno
Para tornar as coisas ainda mais fáceis, vamos pensar em um exemplo cotidiano, pelo qual você talvez tenha passado hoje mesmo. Com a popularização dos e-commerces e redes virtuais de compra e venda, nunca foi tão fácil consumir sem sair de casa, e isso se aplica a questões da área médica também, como com aplicativos farmacêuticos e afins.
Se hoje, com apenas alguns toques, podemos comparar o que quisermos com um celular, o que isso nos diz quanto a nossa realidade enquanto clientes?
Definitivamente, a maneira como consumimos e nos relacionamos com as marcas se alterou bastante, e agora é dever dessas empresas se adaptarem para que entendam e se moldem a essa nova realidade.
Mas talvez você esteja se perguntando como, como empresas, podemos desenvolver esse pensamento internamente e conseguir encontrar as melhores práticas para acompanhar o comportamento do consumidor ao qual atingimos?
A resposta é ao mesmo tempo simples e complicada, porque a única opção que temos para isso é através de uma mapa da jornada do cliente. Essa é uma ferramenta bem popular no ramo do marketing e se volta a entender e traçar uma linha que vai desde o surgimento de uma necessidade por parte do cliente, até o pós compra.
Por mais que essa seja uma estratégia de outro setor, podemos muito bem adaptá-la para o ramo médico.
Independente de qual nicho do mercado uma empresa se concentra, a jornada do cliente sempre estará presente. Isso pelo simples motivo de que sempre teremos dois lados nessa história, um que é o negócio e o segundo que é quem ele atinge, seja um cliente comum, um paciente, uma outra empresa, e assim por diante.
Através desse mapeamento, temos acesso ao desenvolvimento muito mais detalhado de como esse segundo lado age e o que ele deseja. É como se tivéssemos um guia, bem detalhado, do que fazer e o que não fazer para conseguir convencê-los a comprar.
A jornada do cliente
Podemos entender essa estratégia dividindo em três pontos principais. São eles o pré-venda, a compra e o pós venda.
A forma como as pessoas se comportam em cada uma dessas etapas muda drasticamente, de modo que apenas esse mapeamento será capaz de realmente descobrir e explicar o que isso tudo significa.
Mas de maneira genérica, podemos pensar que a primeira fase é responsável pela promessa de valor, a segunda pela compra e a terceira pela entrega do valor prometido. Esse é o fluxo ideal.
O que torna a estratégia tão interessante quando falamos sobre teorias comportamentais, é que ela vai nos mostrar com exatidão quais são os valores que devemos entregar, ou seja, o que realmente importa para aquele que a empresa atinge.
Conclusão
Conhecer o comportamento do consumidor é uma questão que por vezes passa despercebida, como se não tivesse importância o bastante para que seja levada a sério. Entretanto, ela é a única capaz de tornar uma empresa desejável para o seu público-alvo.
Saber o que oferecer, como e quando é a chave para conseguir melhores resultados e ampliar sua demanda. Com o comportamento do consumidor, isso se torna simples e extremamente preciso!
Fonte: Saúde Business