Tempo de leitura: < 1 minuto

 

O dia 5 de setembro começou com umas das mais importantes programações do evento, a Conferência CBO. Proferida a cada dois anos pelo ex-presidente do CBO que terminou sua gestão no ano anterior, em 2019 foi a vez de Homero Gusmão de Almeida apresentar o tema “Trabeculectomia: a saga”.
De acordo com Gusmão de Almeida, a trabeculectomia, criada há cerca de 50 anos, continua sendo a principal técnica quando há indicação cirúrgica para o controle da doença. A cirurgia passou por modificações, que foram abordadas durante a conferência, mas manteve sua essência. “Em cinco décadas, a técnica evoluiu e passou por várias modificações. E, ainda hoje, a trabeculectomia é o padrão ouro no tratamento cirúrgico do glaucoma”, disse o médico.
Durante sua apresentação, o médico disse que vale lembrar daquilo que parece óbvio.  Para cada novo método há um entusiasmo inicial, seguido por uma prolongada discussão sobre a sua eficácia, e eventualmente toma o lugar para o qual foi criado, ou seja, são colocadas em prática. “Toda a técnica é nobre e em algum momento ocupará um lugar positivo entre as inovações que estão por acontecer”, ressaltou. “Meu desejo é que as Cirurgias Minimamente Invasivas para Glaucoma (Migs) substituam todos os estágios do glaucoma”, concluiu o professor Gusmão de Almeida. 

 

Fonte: Universo Visual

Compartilhe esse post