2022 é um ano especial. Dentre várias razões é que a Oftalmologia Brasileira está comemorando 20 anos da Universo Visual. Esta recente edição mostra a trajetória da revista, sempre com muita ética e com informações absolutamente confiáveis. Parabéns a todos os envolvidos na produção desta revista.
Inicialmente, o artigo a respeito da toxoplasmose, comparando com a Covid, traz conclusões bastante importantes para o dia a dia da clínica médica. Uma delas é que os pacientes infectados com toxoplasma tem uma chance maior de serem infectados com SARS-CoV-2
Já o artigo do colega Harley Bicas, chama atenção para fatos relevantes, que ele mesmo denomina como pérolas da refratometria e isometropias.
Na matéria de capa, as urgências oculares, onde os especialistas falam das experiências e desafios relacionados ao trauma ocular.
A cada dia observamos um aumento significativo no número de mulheres que fazem e praticam oftalmologia. Esta edição apresenta três delas de muito destaque na oftalmologia brasileira. Juliana Sallum, presidente do Simasp 2022, Andrea Zin, que em seu artigo fala dos desafios para garantir a saúde visual infantil no Brasil, e Edna Almodin, que nos relata a experiência de ter sido a primeira mulher presidente da Sociedade Brasileira do Oftalmologia.
Finalmente, a coluna Ponto de Vista, que desta vez tem a participação da Renata Rothbarth. Ela e Paulo Schor discorrem sobre segurança da informação no setor de saúde. Sem dúvida, este é um tema de extrema relevância nos dias de hoje, e que traz a tona um emaranhado de leis e de interpretações. Como nos comportaremos diante da imensidão de dados que a cada dia são gerados nos nossos consultórios em todo o país?
Boa leitura a todos!
Marcos Ávila | Editor clínico