Toda mudança gera desconforto
Antes mesmo de iniciar este editorial, gostaria de propor uma reflexão: com certeza, você já se pegou questionando a nova geração que está assumindo papéis importantes de inovação na sociedade e, junto com elas, lançando novos softwares que promovem avanços em diversas tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial.
Quando se depara com novas tecnologias e inteligência artificial, você, caro leitor, sente algum desconforto? Reflita!
É comum e compreensível sentir algum tipo de desconforto ou até mesmo medo, uma vez que as tecnologias emergentes, como a inteligência artificial e a automação, estão avançando rapidamente e apresentam riscos potenciais. No entanto, é importante destacar que existem muitos benefícios e que a sociedade, que tem voz ativa e presente nos ambientes de inovação, precisa trabalhar em conjunto para garantir que os avanços tecnológicos sejam utilizados de forma responsável e para o benefício de todos.
Nesta edição da Universo Visual, dedicamo-nos a trazer um olhar 360º sobre o GhatGPT na medicina. Temos uma entrevista com o Felipe Kitamura, médico e radiologista, que aborda a Inteligência Artificial e a Saúde.
Além disso, a equipe de jornalismo da UV produziu uma matéria completa na seção Inovação sobre a tecnologia aplicada na Oftalmologia, com experiências nacionais e internacionais.
Concluindo a nossa parte Tech, convidamos os oftalmologistas Hamilton Moreira e Rodrigo Moreira para escrever um artigo sobre o OCT (Auxílio do OCT de epitélio da córnea na escolha da lente intraocular), parte do qual foi produzido pelo ChatGPT.
E tem mais! Nossa matéria de capa tem como destaque a Personalização da Cirurgia de Catarata. Entrevistamos especialistas sobre critérios médicos e a busca para atender às necessidades particulares de cada paciente. Também na temática Catarata, convidamos especialistas para apresentarem uma análise sobre as Lentes Fácicas, indicando vantagens e segurança na recomendação.
Em um panorama geral da revista, outro ponto de atenção que vamos abordar é a importância das Ligas Acadêmicas nas Faculdades de Medicina. Além disso, Kimble Matos traz uma reflexão tão importante quanto a IA: o mercado editorial de livros médicos. Qual será o seu futuro? Serão físicos ou digitais? Oftalmologistas convidados opinam sobre o assunto.
Em sua coluna, Jeanete Herzberg promove uma provocação sobre o real ponto de atenção na gestão de sua clínica, destacando a importância de estar estruturado e preparado para receber e manter seus pacientes.
A Universo Visual segue com a missão de manter a oftalmologia brasileira informada sobre o que há de mais atual. Esperamos que estejam gostando! Que tal contar para nós o que achou desta edição? Mande uma mensagem no nosso WhatsApp!
Boa leitura!
Jéssica Borges e Marina Almeida