A educação dos profissionais de saúde é um dos fatores fundamentais para garantir a qualidade do atendimento na área ocular. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 85% dos municípios brasileiros não possuem atendimento de especialistas na área. Em estados como o Amapá e o Maranhão, há mais de 45 mil habitantes para cada oftalmologista, o que reforça a importância da capacitação desses profissionais em todo o Brasil. Com o objetivo de fomentar a educação continuada na categoria, ACUVUE® promove dois eventos em São Paulo. No dia 28 de julho, haverá o 4º Simpósio Científico Internacional ACUVUE® Eye Health Advisor Brasil, reunindo 160 oftalmologistas. No dia 29, a primeira edição do evento para auxiliares em oftalmologia reunirá também 160 profissionais.
Os dois simpósios terão 10 mesas de debate ao todo, reunindo alguns dos maiores especialistas da oftalmologia nacional e internacional, além de executivos da Johnson & Johnson Vision. As discussões abordarão temas que relacionam a atuação profissional com o cenário de saúde ocular no país. Os profissionais selecionados trarão as novidades do setor e discutirão seu papel na satisfação do paciente que usa as lentes de contato.
“ACUVUE® acredita na importância da educação de médicos e auxiliares em oftalmologia para fomentar discussões e, assim, fortalecer a categoria de profissionais. Reconhecemos a importância deles para garantir a saúde ocular de todos os brasileiros. Por isso, organizamos cursos e simpósios com o objetivo de instruir os profissionais e incentivar debates sobre novas práticas clínicas”, explica o diretor de educação profissional da Johnson & Johnson Vision, José Pelino. “A Johnson & Johnson Vision é pioneira em realizar um Simpósio Científico Internacional para auxiliares em oftalmologia, porque acredita na importância desses profissionais para o desenvolvimento da categoria de lentes de contato. Eles são responsáveis pelo acompanhamento direto com o paciente, auxiliando na sua adaptação”.
Os eventos reforçam a importância do investimento da marca em educação continuada para os profissionais da área, que costumam ter o papel de introduzir as lentes na rotina dos novos usuários. Entre os pacientes que abandonam a categoria, cerca de 65% têm astigmatismo e não estão utilizando a lente correta para o seu caso. O número indica um cenário alarmante de saúde ocular, visto que o astigmatismo atinge aproximadamente 60% da população brasileira. Embora a condição seja comum no país, o público leigo ainda tem poucas informações sobre ela. Cerca de 12% dos pacientes com astigmatismo acreditam que não é possível corrigi-lo com lentes de contato gelatinosas.
“Identificamos que, muitas vezes, um dos motivos para a não adaptação de lentes gelatinosas tóricas é a pouca abordagem sobre o tema nos fóruns de especialistas”, pontua a oftalmologista da Johnson & Johnson Vision, Dra. Tatiana Souto. “Por isso, uma das mesas discutirá apenas o astigmatismo, explicando as lentes de contato e abordando a satisfação e o conforto ocular para esses pacientes”.
No dia 28, o simpósio dedicado aos oftalmologistas será concluído com uma palestra motivacional do jornalista Clóvis de Barros, Doutor e Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP. O especialista abordará, sob a visão ética e filosófica, a importância da educação e da constante atualização dos profissionais para oferecer o melhor trabalho para os pacientes.
Fonte: Edelman