Tempo de leitura: 2 minutos

Durante o ano, acontece uma série de campanhas voltadas à população referentes à conscientização sobre a importância da prevenção relacionada a doenças oculares. Neste cenário, o oftalmologista tem um papel fundamental: propagar essas ações entre seus pacientes e estimulá-los a cuidar da saúde ocular, gerando, inclusive, mais retorno para o próprio oftalmologista.

Para ajudá-los nesta tarefa, a Universo Visual traz aqui as principais ações do ano.  Cada mês recebe uma cor que dá o tom à campanha. Em abril, por exemplo, temos o Abril Marrom, movimento que surgiu em 2016 a partir da iniciativa do oftalmologista Suel Abujamra. Depois temos o Maio Verde, Junho Violeta, Julho Turquesa e Setembro Safira (confira a que se refere cada uma delas no final deste texto).

Nesses meses, a oftalmologia brasileira se une para alertar e educar as pessoas sobre doenças que podem acometer os olhos e que podem ser detectadas preventivamente, evitando, assim, danos irreversíveis à visão. Segundo Wilma Lelis, primeira secretária do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), “as campanhas de conscientização em saúde ocular surgem com o objetivo de difundir a importância dos cuidados preventivos com os olhos, adiantando a possibilidade de tratamentos que podem interromper o avanço de doenças ou, ainda, reverter quadros clínicos em progressão”.

Além das campanhas acima mencionadas, o CBO desenvolve, anualmente, três ações de alta projeção nacional. Há a Visão no Esporte, que alerta sobre os cuidados oculares relacionados à prática de atividades físicas, com a primeira edição realizada em fevereiro deste ano; a 24h pelo Glaucoma, que conscientiza a população sobre essa que é a principal causa de cegueira evitável do mundo; e a 24h pelo Diabetes, acompanhada por mutirões de atendimento para diagnóstico de retinopatia diabética em todas as regiões do País. “Todas essas grandes campanhas contam com uma maratona educativa nas redes oficiais do Conselho, um dia inteiro de transmissões com debates, depoimentos e aulas sobre a importância do diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a visão”, informa Wilma.

De acordo com a oftalmologista, essas são “oportunidades em que o CBO eleva os debates em oftalmologia a níveis que extrapolam os espaços hospitalares e clínicos, oferecendo à população a chance de conhecer e refletir sobre os riscos das principais doenças oculares e a importância do autocuidado”.

Confira aqui os meses e as cores das campanhas relacionadas à saúde ocular

Abril Marrom: mês de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira

Maio Verde: mês de combate e prevenção ao glaucoma

Junho Violeta: mês de combate e prevenção do ceratocone

Julho Turquesa: mês de conscientização do olho seco

Setembro Safira: mês de conscientização sobre o uso correto de lentes de contato

Compartilhe esse post