Tempo de leitura: 4 minutos

Aprimorar a experiência do paciente no consultório oferecendo, ao mesmo tempo, conforto, agilidade e tecnologia de ponta, essa é a proposta da Clínica Smart EssilorLuxottica, modelo de clínica tecnológica da EssilorLuxottica que foi implementado no novo consultório dos oftalmologistas Milton Yogi e Medéia Coradini, que além de ser uma clínica, o espaço também será dedicado a produção de conteúdo, laboratório para novas tecnologias e para oferecer ensino e capacitação a outros oftalmologistas.

Inaugurada em outubro, em São Paulo, o conceito da clínica foi estruturado para valorizar toda a jornada do paciente, criando valor antes, durante e após a consulta médica​ com uma jornada otimizada e fazendo com que ele se sinta seguro e acolhido dentro de um ambiente moderno e aconchegante. Tanto que a arquitetura do local não remete a um consultório tradicional. “É um consultório inovador. Tem médicos que chegam aqui e quando vamos apresentar os aparelhos perguntam onde fica o consultório. Até para eles é uma quebra de paradigma”, ressalta Medeia.

Um dos benefícios desse novo conceito de clínica para os pacientes é a redução do tempo de permanência no consultório. A infraestrutura de rede digital com recursos interconectados entre os equipamentos permite mapear a jornada completa, desde a recepção, triagem, exames e as salas dos médicos. “Como os sistemas estão integrados, o médico consegue abrir todos os exames na mesma tela, dando agilidade ao processo. Além disso, há um monitor que permite ao paciente acompanhar as imagens e conhecer cada etapa dos exames”, salienta Medeia.

O espaço também é aberto para que os oftalmologistas possam conhecer o conceito, os equipamentos e a experiência oferecida aos pacientes. Ela comenta sobre a alta tecnologia dos aparelhos que compõem a clínica. “Eles estão dispostos em todos os ambientes e o paciente vai passando por algumas estações até chegar ao consultório. Aqui temos a ideia de oferecer acolhimento e conforto aliado à tecnologia de ponta”.

A clínica está dividida em dois espaços. Um deles, voltado a treinamento e capacitação, é chamado de My Experience, e que nasceu conectado, com uma estrutura de conexão de fibra ótica e um sistema de transmissão pronto. “A partir daqui podemos ter treinamentos tanto no modelo presencial quanto no híbrido. Além de ter o formato de sala de aula, também tem o wetlab, com bancada de treinamento”, explica Yogi.

Outro ponto relevante para o oftalmologista é que o aprendizado aconteça de forma lúdica, tônica que tem adotado há anos na forma como ensina. “Acho que a parte mais bacana de ensino e do treinamento é nos conectarmos com os colegas”, comenta.

já o My Space tem como público apenas oftalmologistas, desde residentes e fellows até os mais veteranos. “Não só na parte de catarata, que toma uma boa parte do espaço, mas na nossa equipe temos experts em glaucoma, retina, córnea, cirurgia retrativa. Então aqui temos vários modelos de ensino”, ressalta Yogi. Os cursos são divulgados pelas redes sociais. “Temos no nosso escopo estarmos sempre conectados. A vanguarda, a inovação, por meio de novos equipamentos e produtos. E a indústria também nos procura para traduzir essa inovação para a comunidade oftalmológica”, aponta.

Miguel Costa, Key Account Manager da EssilorLuxottica, conta que Milton Yogi é uma referência nos temas de tecnologia e inovação dentro da oftalmologia e que o projeto alia a tecnologia da indústria com a visão e experiência médica, tendo o objetivo comum de gerar impacto de conhecimento científico e tecnológico para a oftalmologia. “Aqui, quando ele der uma aula, irá ensinar utilizando o que tem de mais avançado tecnologicamente. Esse é um ponto importante. Como as tecnologias estão em constante atualização, nesse projeto o aluno estará aprendendo em contato direto com o que tem de mais atual e moderno de equipamentos.”

Outra questão relevante, segundo Costa, é que o espaço receberá os médicos convidados para conhecer a clínica e seus equipamentos. “Os oftalmologistas poderão testar o nosso equipamento na prática, dentro de um lugar real, que é uma clínica de fato”, comenta.

A jornada do paciente no processo de refração da Smart Clinic EssilorLuxottica

  • O médico tem simplificado o processo de refração, que inicia no WAM700+ (um aberrômetro que realiza 7 exames em 90 segundos), com refração objetiva por WAVE FRONT de 0,01D, permitindo uma triagem praticamente completa.
  • Nessa estrutura, o oftalmologista faz a refração subjetiva com o VISION-S 700 e prescreve uma receita óptica.
  • Se necessário, o médico ainda dispõe de retinógrafo (RETINA 400), de topógrafo de córnea (CORNEA 550), assim como uma lâmpada de fenda digital (SL550)​ para análises complementares.
  • Os equipamentos são interconectados pelo ECP Companion da Essilor, sistema que dá total visibilidade ao médico sobre as etapas da jornada dos pacientes, exames em tempo real, pacientes que estão triagem, além de outras informações.

Sobre a Essilor
A EssilorLuxottica fornece soluções para corrigir e proteger a saúde visual das 7,7 bilhões de pessoas no mundo. É líder mundial em produtos ópticos, fornecendo soluções vistas por profissionais e consumidores como referência em correção, proteção e prevenção para a saúde visual. Com marcas fortes como Varilux®, Crizal®, Eyezen ™, Xperio®, Transitions®, Ray-ban, Oakley, Vogue Eyewear entre outras, atua em óculos graduados, óculos solares e óculos de leitura. Além disso, a EssilorLuxottica é conhecida por sua liderança no design de equipamentos e soluções de visão utilizados por oftalmologistas e profissionais óticos globalmente.

Para a EssilorLuxottica a Oftalmologia é um dos principais pilares dentro da jornada de consumo, por esse motiva pretendemos continuar investindo em novas tecnologias, soluções e modelos que possam transformar a jornada do paciente, médico e produto final para o consumidor.

Lançamento Smart Clinic Essilor

Compartilhe esse post