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A Eyecare Health, health tech que atua nas principais frentes da oftalmologia acaba de levantar R$ 13 milhões numa rodada Seed liderada pela VOX Capital, gestora do Fundo de Investimento em Participações (FIP) do Einstein. O FIP tem a missão fomentar o ecossistema de inovação em saúde, investindo em health techs que modernizam e aprimoram o acesso à saúde de qualidade.

O objetivo da startup fundada em 2019 pelos médicos Marco Antonio Negreiros, oftalmologista, e Ariadne Dias, especialista em gestão em saúde é aumentar o acesso ao cuidado e prevenção em meio ao avanço das doenças oculares na população. A Eyecare Health se posiciona como solução para o mercado oftalmológico, hoje ainda muito pulverizado, com baixa adoção de tecnologia digital e jornada de cuidado pouco integrada.

São duas principais linhas de negócio. A primeira é um SaaS vertical, o Eyecare BI, especializado e completo para consultórios, clínicas e hospitais oftalmológicos. A solução otimiza a gestão do negócio, com prontuário personalizado, informações sobre estoque, financeiro, pagamentos, repasse e business intelligence. Além da solução para o oftalmologista e toda a sua equipe, a health tech também desenvolveu o Glauco, único assistente virtual para pacientes oftalmológicos que acompanha as doenças mais prevalentes da oftalmologia e conecta o paciente em tempo real com seu médico que já usa o software, favorecendo o bom fluxo de informação, necessário para o cuidado efetivo. Esses produtos já estão presentes em 22 estados do Brasil e com mais de 1.5M de pacientes na base da empresa e milhares de usuários ativos diariamente.

A segunda frente é o Benefício Visão, no formato B2B, que proporciona acesso à saúde visual para colaboradores de empresas, independentemente da localização geográfica. Essa solução funciona no formato de cuidado O2O (online to offline), por plataforma digital própria, e proporciona ao paciente uma jornada contínua, desde a triagem até o pós-atendimento. Em paralelo, o RH tem um panorama completo de tudo o que acontece no âmbito de saúde visual dentro da sua empresa. Empresas como Modal e Nubank já são clientes da Eyecare Health no Benefício Visão e têm apresentado retorno sobre o investimento sustentável, além de resultados efetivos como a redução do risco de problemas trabalhistas relacionados a doenças visuais, melhoria da qualidade de vida e percepção de valor do seu colaborador.

 

O negócio e a inovação

O aporte na Eyecare Health visa ampliar principalmente a linha B2B ‘Benefício Visão’, cuja proposta é realizar triagem nos colaboradores da empresa-cliente, seguido de teleatendimento e exames virtuais para detectar possíveis doenças oculares.

Após os testes, o colaborador é informado se precisa de atendimento oftalmológico mais específico, que pode acontecer de forma online ou presencial.

Para o formato online, a health tech criou uma tecnologia pioneira no Brasil. “Diferente da telemedicina comum, durante o atendimento em nossa plataforma, além da anamnese convencional, é possível avaliar a acuidade visual (que indica a clareza e nitidez de visão), exame de motilidade ocular, teste de cores e reflexos fotomotores, por exemplo”, destaca Marco Antonio Negreiros, oftalmologista e sócio fundador.

Já a consulta presencial ocorre em clínicas que são clientes da Eyecare Health na linha de negócios SaaS, retroalimentando positivamente o ecossistema. Além disso, um assistente virtual fica disponível para auxiliar os pacientes em emergências, como vermelhidão intensa, dor ocular e mudança súbita na visão e, se necessário, encaminhamento para consulta com o oftalmologista.

Atualmente, cerca de 60% do faturamento é proveniente do SaaS e derivados utilizados em clínicas e hospitais, e 40% são oriundos do programa de benefício para empresas. A ideia é de que, no futuro, a proporção seja similar entre as duas linhas de atividade.

Rodrigo Demarch, diretor executivo de Inovação do Einstein, afirma que “é importante fomentarmos a inovação para promover conhecimento e desenvolver produtos e serviços que ampliem o acesso à assistência de saúde de qualidade. “Além disso, as startups contribuem para uma mudança na cultura da própria organização. Hoje temos mais de 80 startups se relacionando com o Einstein, interagindo com o corpo clínico e com pesquisadores”, diz.

Sobre o investimento na Eyecare Health, Marcos Olmos, sócio-diretor na VOX Capital e à frente da gestão do FIP do Einstein, argumenta que “o modelo transversal da Eyecare serve como o ponto de referência do paciente desde a identificação dos problemas até o acompanhamento. A solução da empresa propicia agilizar todo o processo e impulsionar a qualidade e adesão aos cuidados necessários. É um investimento alinhado à tese de modernizar a saúde oftalmológica no país”.

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