O Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua 14ª edição. A vinheta que apresenta os filmes traz a música “Brigitte Bardot”, interpretada pela cantora Salomé de Bahia. Em português, a canção de 2005 exalta a atriz conhecida internacionalmente e questiona o motivo pelo qual a diva francesa era sempre o centro das atenções.
Inspirada em BB, como era chamada, a identidade visual e o cartaz do evento estampam a jovem atriz Julia de Nunez, caracterizada como Brigitte Bardot para a minissérie de mesmo nome, que será apresentada no festival em algumas sessões gratuitas.
O Festival Varilux ocorre em todo o Brasil, entre 9 e 22 de novembro, e apresenta 19 filmes recentes da cinematografia francesa, dois clássicos e uma série. Entre os títulos, estão “A Musa de Bonnard”, de Martins Provost; “A Viagem de Ernesto e Celestine”, de Julien Chheng e Jean-Christophe Roger; “Almas Gêmeas”, de André Téchiné; “Conduzindo Madeleine”, de Christian Carion; e “Disfarce Divino”, de Virginie Sauveur.
O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, a Pernod Ricard/Lillet e a TAG, além do Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Air France, Grupo Accor (Fairmont) além das distribuidoras dos filmes A2, Belas Artes-Pandora, Bonfilm, California Filmes, Diamond Films, Filmes Do Estação, Mares Filmes, Synapse e Zeta Filmes, os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.
Para saber mais, acesse https://variluxcinefrances.com/2023/
Assista a vinheta: