Por Christye Cantero
Tem início amanhã, dia 4 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ), o 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Maior encontro da especialidade em número de participantes e palestrantes, o evento promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) reflete todo o mérito e a diversidade da especialidade no Brasil.
Cerca de cinco mil médicos oftalmologistas são esperados para o congresso deste ano, sendo que mais de 700 deles serão palestrantes, entre eles, 16 convidados internacionais. Eles participarão de uma maratona de mais de 500 horas de aula divididas em várias modalidades de apresentação, sendo algumas mais dinâmicas, outras mais clássicas, ainda há as mais participativas e outras mais reflexivas.
O tema oficial escolhido para a edição de 2019 é o laser, um dos assuntos que revolucionou a medicina nos últimos tempos e faz parte de todas as áreas da oftalmologia. A tecnologia, usada de forma pioneira pela especialidade, está em constante evolução, possibilitando aplicações diagnósticas e terapêuticas cada vez mais precisas. Por isso é considerada uma das mais importantes usadas na oftalmologia.
O Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2019 reúne atividades que transmitem conhecimento e aprendizado tanto para os oftalmologistas em início de carreira como para aqueles que procuram atualização científica e profissional. Além disso, há ações voltadas para os pesquisadores que buscam por discussões aprofundadas sobre o que está acontecendo na fronteira do conhecimento dentro da especialidade. Durante o evento ainda serão realizadas atividades em que o aspecto científico dará lugar às condições sociais e políticas para o exercício da oftalmologia.
Entre os destaques deste ano está a discussão sobre o futuro da medicina e da oftalmologia, que terá lugar garantido em encontros, debates e atividades, e os wet labs, que ganharam uma dimensão inédita no congresso deste ano e proporcionam conhecimento mais prático e empírico aos participantes.
Isso sem contar a área de exposição que reunirá as mais importantes e representativas empresas do segmento. Lá os congressistas poderão conferir produtos e serviços já consolidados e também ter acesso às novidades, inovações e aos projetos apresentados pela indústria. Novidades não faltam para fazer do 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia um evento imperdível.
Fonte: Universo Visual