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Nos últimos anos, tenho escutado (e visto) uma dúvida constante entre médicos: afinal, qual é o jeito certo de fazer marketing?

Existe uma ansiedade (e talvez desespero) nos olhares refletindo – será mesmo que preciso fazer isso? Que todos estamos cansados de fazer tantas coisas não é uma novidade, principalmente para quem tem uma rotina de atualização científica alta, pensar em marketing realmente pode ser desesperador. Mas, em tempos de tanta visibilidade, quem quer estar em evidência precisará sim recorrer ao marketing – sinto confessar isso para vocês. Mas é com o coração aberto que digo: Não precisa ser traumático!

Claro, existem modelos prontos por ai de “Faça X, Y, Z e consiga seguidores” e  realmente tem quem obtenha bons resultados, mas outros se frustram ao tentar encaixar sua identidade profissional em estratégias de “receita de bolo”. E aí vem a pergunta: será que existe um marketing certo — ou existe o seu marketing?

Meus clientes e parceiros da indústria que já me conhecem de longa data sabem o quanto falo de  customização, mas vocês que estão me conhecendo agora, quero convidar para uma reflexão. Vivemos um momento curioso onde as redes sociais cresceram a ponto de se tornarem vitrine, palco, currículo e, às vezes, até consultório. As pessoas buscam referências em lugares nada convencionais — e parece que estar exposto virou uma necessidade. Mas será mesmo? Talvez o grande desafio não esteja em aparecer mais, e sim em comunicar melhor.

E comunicar melhor, pra mim, começa com uma pergunta simples (e profunda): qual é o seu propósito? E a partir daí a customização do eu conteúdo, do seu perfil e do que você de fato quer comunicar começa a nascer. Nos congressos, é falado tanto sobre customização no atendimento — entender o estilo de vida, as particularidades de cada paciente antes de indicar uma lente ou planejar uma cirurgia refrativa. Sabemos que cada paciente tem uma história única. Então, por que, quando o assunto é marketing, insistimos em fazer tudo igual?

Assim como uma lente personalizada muda o jeito como o paciente enxerga o mundo, uma comunicação autêntica muda o jeito como o mundo enxerga o médico.

Mas, vamos ao ponto! Descobri que o Dr. Milton Yogi tem um conceito chamado AntiMarketing e para dar sequência neste episódio do Além da Visão, conversamos sobre o conceito, com algumas provocações e é claro – sinceronas!

O canal que o Dr. Milton sinaliza na entrevista é: AntiMarketing.br

Assista à conversa completa e depois, vamos fazer um combinado? Me escreve no [email protected] e me conta o que achou! É pra mandar a sincerona também, viu?

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