Responsável por esclarecer as dúvidas e guiar o paciente desde o fim da consulta oftalmológica até a cirurgia, o orientador cirúrgico desempenha um papel cada vez mais relevante dentro das clínicas. Isso porque, através da transmissão clara de informações sobre os procedimentos, lentes utilizadas e cuidados a serem tomados, ele contribui para maior adesão ao tratamento e melhores resultados para o paciente. Dentro das clínicas, isso reflete em maior eficiência nos atendimentos, com o médico oftalmologista podendo focar nas consultas, diagnósticos e cirurgias, enquanto o paciente se sente bem acolhido e seguro.
O orientador cirúrgico tem sido cada vez mais valorizado, afinal é fundamental para o crescimento das clínicas, principalmente para as mais novas e que tentam se estabelecer no mercado, A função pode ser desempenhada por enfermeiros, secretárias ou outros profissionais da clínica, desde que possuam especialização para tal, como o curso online de Orientador Cirúrgico oferecido pela Universo Visual. É preciso ter conhecimento sobre a estrutura ocular, os procedimentos cirúrgicos, os tipos de lentes utilizadas, além de habilidade interpessoal e de vendas.
O papel do orientador cirúrgico em oftalmologia
Dentro das clínicas oftalmológicas, o orientador cirúrgico supre uma demanda que, na sua ausência, recai sobre o médico oftalmologista: a de orientar e dar suporte ao paciente, instruindo sobre a doença ocular e a cirurgia. Sem ele, o oftalmologista fica sobrecarregado e tem menos tempo para realizar novos atendimentos.
É claro que a responsabilidade de diagnosticar e indicar o melhor tratamento ainda é do médico, insubstituível nesse ponto, mas o orientador cirúrgico pode acompanhar o paciente na sua jornada até o procedimento, como destacamos a seguir.
Orientar sobre a patologia e procedimento cirúrgico
Apesar de todas as orientações que o oftalmologista dá durante a consulta, é normal que o paciente tenha novos questionamentos após algum tempo. E, para isso, ele pode recorrer ao orientador cirúrgico.
Com conhecimentos sobre a anatomia dos olhos, doenças oculares e os procedimentos realizados para corrigi-las, esse profissional é capacitado para orientar o paciente. Primeiro, explicando sobre sua patologia, como ela afeta a sua acuidade visual e quais são os riscos a longo prazo caso não haja a intervenção cirúrgica. Depois, deve reforçar a necessidade de realizar o tratamento indicado pelo médico e explicar o passo a passo da cirurgia que vai corrigir o problema. Também deve orientar sobre os cuidados pré e pós-cirúrgicos para que o resultado da intervenção seja o melhor possível.
É importante salientar que a falta de conhecimento pode levar o paciente a adiar o procedimento ou até mesmo a negá-lo. Por isso, com auxílio de um orientador cirúrgico para informá-los com clareza e dar mais segurança, a adesão ao tratamento é maior.
Apresentação das lentes
Nas cirurgias como as de catarata e refrativas, há o implante de lentes de correção intraoculares. Como existem uma série de marcas e modelos disponíveis no mercado, é necessário que o paciente conheça as opções.
O médico indica o tipo de lente de acordo com o erro refrativo e o estilo de vida do paciente. Cabe ao orientador cirúrgico apresentar os modelos disponíveis para o tipo indicado, o sistema de implantes e seu custo. A lente escolhida determinará como o paciente irá enxergar pelo resto de sua vida, por isso é tão importante que tenha informações completas e claras sobre o produto.
Vendas
Dentro de uma clínica, o orientador cirúrgico também pode assumir a função de vendas, apresentando os valores e as condições de pagamento para os pacientes.
Tendo um profissional capacitado para essa atividade, as clínicas aumentam as chances de adesão ao tratamento, pois um valor que antes poderia ser um empecilho para a realização da cirurgia, passa a ser possível após a negociação. Para tanto, o orientador cirúrgico deve entender a jornada do paciente dentro da clínica e dominar estratégias de venda.
Fonte confiável de informações
Dados divulgados pelo Google em 2019, apontam o Brasil como o país em que o número de pesquisas relacionadas à saúde mais cresceu em relação ao ano anterior, com um aumento de 17,3%. E tem mais: 26% dos brasileiros utilizam o buscador antes mesmo de procurar um médico. Isso mostra que, cada vez mais, os brasileiros buscam informações e, na falta de um especialista, recorrem à internet.
Ao mesmo tempo em que é um espaço importante para a divulgação de conteúdos, a internet está cheia de informações falsas ou exageradas. Sem orientação, o paciente pode tirar conclusões precipitadas e tomar decisões que tenham impacto negativo sobre o seu quadro.
Um orientador cirúrgico é uma fonte confiável com quem o paciente pode tirar suas dúvidas e sentir-se seguro quanto a prosseguir com o tratamento adequado, estreitando a relação entre o paciente e a clínica.
Curso para Orientador Cirúrgico em Oftalmologia
A Universo Visual, em parceria educacional com a Alcon, oferece o curso online de Orientação Cirúrgica. Produzido por oftalmologistas especialistas no tema, o curso de 15 horas conta com quatro módulos e 21 aulas.
Com ele, os alunos vão aprender sobre anatomia e fisiologia ocular, diagnóstico, implantes e o mecanismo da cirurgia de catarata, além de técnicas de vendas e divulgação nas redes sociais. Ao final do curso, os participantes serão submetidos a um teste e aqueles que acertarem ao menos 70% das questões, receberão um certificado reconhecido pela Universo Visual.
Para saber mais sobre o curso e realizar sua inscrição, acesse o menu Cursos Online. /cursoonline/4/curso-de-orientacao-cirurgica
Fonte: