E segue a programação com palestras simultâneas e muito conteúdo na 45ª edição do Simasp. Em um das salas, Marcelo Kenji Shigetomi, médico do setor de lentes de contato da Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP), apresentou a palestra “Óculos nos esportes: opções e materiais”.
O oftalmologista ressaltou que para definir a melhor solução para os pacientes durante a prática esportiva é preciso avaliar alguns fatores como a necessidade de proteção contra impactos, as distâncias focais a serem atendidas, o grau de iluminação do ambiente e a dinâmica do esporte. “Dependendo também das necessidades da variação de foco, um pouco mais distante ou mais próximo, a amplitude de acomodação é muito importante de deve ser levada em consideração. Outro ponto importante é o tipo de esporte, se é preciso grau de proteção de impacto direto na estrutura dos óculos, por exemplo. Isso tudo vai determinar qual a melhor estratégia de correção”, afirmou.
Em relação a como corrigir ou compensar a ametropia, Shigetomi citou o uso de óculos para esportes amadores ou de baixa dinâmica ou, nesses casos, eventualmente, até mesmo atuar sem correção. Já em esportes de alta performance, as lentes de contato e cirurgias podem ser opções interessantes”, avaliou.
Tempo de leitura: < 1 minuto
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.