Mais uma vez, o CBO trouxe uma ação social para dentro do congresso brasileiro. Trata-se da campanha Pequenos Olhares que, entre hoje e amanhã, proporcionará atendimento oftalmológico a cerca de mil crianças das escolas da rede pública de Fortaleza. Segundo o presidente do CBO e um dos idealizadores da campanha, Cristiano Caixeta, esta é uma ação social que acontece há muito tempo. “A primeira edição foi em 2002 com o Professor Elisabeto Gonçalves. Depois, fizemos diversos outros projetos, até que ano passado, retomamos o projeto Pequenos Olhares no congresso em Curitiba”, conta.
Durante os dois dias, os pequenos serão examinados gratuitamente por oftalmologistas ligados ao CBO em um espaço anexo ao Centro de Eventos do Ceará. “Nesta ação, diversos colegas oftalmologistas contribuem e realizam o exame oftalmológico completo nessas crianças, passando pela acuidade visual, motilidade ocular, a cicloplegia, fundo de olho e biomicroscopia. Identificado a necessidade, essas crianças receberão posteriormente os óculos, que nesta edição, serão doados pela EssilorLuxottica”, explica.
“O CBO tem no seu DNA essa história de trabalhar com ações públicas; e isso faz com que a gente abra portas junto ao Ministério Público. Obviamente nós sabemos que uma ação como esta não resolve o problema, mas ajuda muito a causar impacto e a levantar discussões sobre as condições de saúde ocular da população brasileira”.