Para o CEO da empresa, José Augusto Stuchi, a presença física nos Estados Unidos confirma a disposição da Phelcom em trabalhar pela democratização da saúde visual com inovação e tecnologia sem vislumbrar fronteiras. “Em 2022, participamos como expositores dos principais congressos de oftalmologia dos Estados Unidos, como o American Society of Retina Specialists Annual Meeting, realizado em Nova Iorque no mês de junho e, mais recentemente, estivemos no evento anual da American Academy of Ophthalmology sediado em Chicago, em outubro. A acolhida dos profissionais americanos ao Retinógrafo Portátil Eyer tem sido extremamente positiva”, afirma Stuchi.
Neste ano, o Eyer também foi apresentado aos oftalmologistas da Colômbia durante o XL Congreso Nacional e Internacional de Oftalmología realizado em agosto na cidade de Barranquilla. No início de setembro, a INVIMA, agência sanitária colombiana, homologou o registro que permite a comercialização e o uso do equipamento no país.
Para Stuchi, ser uma empresa brasileira operando em importantes mercados mundiais é motivo de orgulho e grande responsabilidade para a Phelcom. “É certo que a internacionalização amplia nosso potencial de atuação. Mas, também, aumenta nosso compromisso com a oferta de produtos de excelente qualidade e que contribuam de fato para a prática dos profissionais”, complementa.
Sobre a Phelcom
A Phelcom Technologies é uma empresa brasileira sediada em São Carlos no Interior de SP. A história da empresa começou em 2016 quando três jovens pesquisadores, um físico, um engenheiro eletrônico e um engenheiro de computação (PHysics, ELetronics, COMputing) criaram um retinógrafo portátil baseado em tecnologia embarcada em um smartphone.
O projeto do primeiro equipamento nasceu do interesse do sócio físico, Diego Lencione, pela saúde visual, por ter um irmão com uma condição que comprometeu sua retina e visão de forma severa já desde a infância.
Em 2019, a Phelcom foi fundada e lançou no mercado seu primeiro produto, o retinógrafo portátil Eyer, visando auxiliar no combate à deficiência visual e à cegueira, condições que atingem mais de 250 milhões de pessoas no mundo e que, em mais de 75% dos casos, ocorrem por falta de prevenção e correto tratamento.
Além de ser não midriático, permitindo exames mais rápidos, em ambientes e situações diversas, o Eyer possui excelentes recursos para captação de imagens com alta qualidade e para o armazenamento e transmissão de arquivos. O equipamento está conectado ao sistema em nuvem EyerCloud, que permite a visualização das imagens de retina capturadas, além da elaboração e envio de laudos on-line.
Atualmente, já são mais de 1,2 milhão de pacientes examinados com o Eyer no Brasil e no mundo.
Acesse: https://phelcom.com/ e acompanhe as novidades da empresa.