Foi com este foco que surgiu há 50 anos o Prêmio Varilux – que consagra os melhores trabalhos em três categorias: Master, Sênior e Refração Social. Cada vencedor recebe uma viagem para a Academia Americana de Oftalmologia com passagem, hotel e inscrição para o congresso. “Agradeço a parceira com a SBO em um ano tão importante, de 50 anos do prêmio e 100 anos da Sociedade. É através da oftalmologia, principal pilar para nós, que chegaremos à nossa missão: melhorar a vida das pessoas através da visão”, contou Hugo Grimaldi, diretor da EssilorLuxottica Brasil. Ivan Aliaga, gerente de assuntos profissionais da empresa, ressaltou a importância da SBO para o sucesso da premiação por meio da figura do oftalmologista Carlos Henrique Bessa. “Ele foi crucial ao trazer as lentes multifocais ao Brasil”, revelou.
A comissão julgadora da 49aedição foi constituída pelos professores Osvaldo Travassos de Medeiros (PB), Carlos Alexandre de Amorim Garcia (RN) e Lizabel Vieira Barbosa Gemperli (MS). Logo após a cerimônia de abertura, Grimaldi e Aliaga entregaram os prêmios aos vencedores:
Categoria Master
Alexandre Simões Barbosa
Título do trabalho: “O índice de resistência da artéria oftálmica como preditor de isquemias multifocais da cariocapilar em modelos logísticos multivariados”
Categoria Sênior
Nelson Batista Sena Júnior
Título do trabalho: “Repetibilidade do estudo tomográfico da córnea com scheimpflug rotacional, em olhos normais, olhos com ceratocone e olhos com ceratocone operados por crosslinkg”
Categoria Refração Social
Patrícia Ioschpe Gus
Título do trabalho: “The prevalence of myopia among public schoolchildren in Southern Brazil”