Após viralizar na internet pela dificuldade em enxergar os resultados de seus saltos, a campeã olímpica compartilhará o processo de adaptação e sua nova rotina com a utilização de lentes de contato nos treinos e competições
ACUVUE®, marca de lentes de contato da Johnson & Johnson, dá início à parceria com mais um nome de peso no squad que mostra que lentes de contato e prática esportiva também dão match e marcam ponto: a atleta de ginástica artística Rebeca Andrade. A bicampeã olímpica brasileira se junta à marca de lentes de contato mais vendida no mundo¹ para mostrar que uma visão saudável e nítida é capaz de proporcionar vivências plenas e melhor desempenho dentro e fora das competições esportivas.
Rebeca compartilhará com o público a sua jornada desde o momento da consulta com o oftalmologista até a adaptação da rotina de treinos utilizando as lentes de contato. Em sua primeira publicação, a medalhista brinca com o fato de ter viralizado na internet não apenas com a sua performance nos jogos de Paris, mas, também, pela sua dificuldade em enxergar o placar e até mesmo seus companheiros de equipe e de competição após os saltos.
“As pessoas comentaram muito sobre as caras e bocas que eu fazia para tentar ver os resultados. Eu já usei lentes de contato antes, no dia a dia, mas sempre tive dúvidas e medos sobre o uso na prática do esporte. Espero que, ao compartilhar essa nova experiência, eu possa motivar outras pessoas a buscarem acompanhamento médico para cuidar da visão”, complementa.
A diretora regional de Marketing da Johnson & Johnson Vision, Naemi Fukushima, reforça que ACUVUE® trabalha a conexão entre correção visual e atividades esportivas, promovendo o uso de lentes de contato para melhor desempenho, há anos. Segundo a executiva, a acuidade visual é um dos fatores decisivos em diversas modalidades esportivas, por agregar segurança e eficiência na execução dos movimentos.
“Queremos destacar a importância da saúde ocular como parte do cuidado integral para todas as pessoas, não apenas atletas amadores ou profissionais. Também buscamos desmistificar o uso das lentes de contato com a história real das atletas Rebeca Andrade e Gabi Gagliassi, que estão no início dessa jornada, de forma genuína e segura. Isso prova que, seguindo orientações médicas, a adaptação do produto pode ser simples, mas que é importante ter em mente que cada um tem o seu próprio ritmo” afirma a executiva.
A jogadora de vôlei e comentarista esportiva Gabi Gagliassi foi a primeira atleta a compartilhar seu processo de adaptação com as lentes ACUVUE® em suas redes sociais, onde conta com 2 milhões de seguidores no Instagram e 4,8 milhões no TikTok. Além dela e de Rebeca, outra que faz parte do squad de influenciadores da marca é a atriz Larissa Manoela, embaixadora de ACUVUE®, que usa seus perfis para contar sobre o uso das lentes de contato no dia a dia, inclusive na hora do crossfit, esporte que pratica.
Cuidados com a visão e rendimento esportivo
Segundo a International Sports Vision Association, as lentes de contato oferecem vantagens se comparadas ao uso de óculos de grau em competições, não só pela sua praticidade e segurança, mas, também, por aumentarem em cerca de 15% a visão periférica em relação ao mesmo comparativo², o que auxilia na coordenação entre olhos, mãos e pés, por exemplo.
As lentes ainda evitam o risco de lesão ocular devido à quebra das armações e proporcionam uma visão mais nítida e natural. Por serem pensadas para se adaptarem ao formato da córnea, as lentes não geram reflexos indesejados que podem ocorrer com o uso de óculos, além de aumentarem a estabilidade visual e a percepção de profundidade³.
Iniciativas de ACUVUE® para o cuidado com a visão no esporte
Em 2023, a marca se juntou ao Instituto Horas da Vida e idealizou o projeto “Lentes do Esporte”, criado com o intuito de conectar saúde visual às práticas esportivas e apoiar comunidades de baixa renda, como um grupo de atletas do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo (SP). Os esportistas de 15 a 23 anos das modalidades de atletismo e judô foram acompanhados por uma equipe especializada que identificou problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Os atletas foram encaminhados ao atendimento periódico na Fundação Novo Olhar Dr. Marcelo Cunha, parceira do projeto, e realizaram exame oftalmológico completo, incluindo exame refracional e adaptação de lente de contato gelatinosa, recebendo orientações e correção ótica ao longo do ano. Entre os que seguiram com o tratamento, 72% afirmaram que o uso das lentes de contato contribuiu para a melhora da performance atlética, e 79% também relataram melhora no desempenho dos estudos.
Nos últimos anos, a marca também patrocinou a Track & Field Run Series, considerado o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas. Desde 2004, a corrida reúne anualmente mais de 150 mil corredores em 90 etapas pelo Brasil. A jogadora de vôlei Gabi Gagliassi participou do circuito neste ano.
“Como a marca numero um em lentes de contato, estamos comprometidos em conduzir ações como essas, que endossam o nosso propósito de tornar acessível o cuidado com a saúde ocular e ampliar a conscientização sobre o cuidado ocular, contribuindo para uma saúde integral”, finaliza a diretora regional de Marketing da Johnson & Johnson Vision.
Sobre ACUVUE®
ACUVUE® é uma marca da Johnson & Johnson Vision que fez sua estreia em 1987 com a primeira lente de contato gelatinosa e descartável do mundo, a empresa tem, repetidamente, apresentado produtos inovadores e de alta qualidade para o setor. ACUVUE® traz soluções para correção de astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia e está nos olhos de cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite www.acuvue.com.br.
Sobre a Johnson & Johnson Vision
A Johnson & Johnson possui um legado profundo no desenvolvimento de novos produtos transformadores que melhoram a saúde ocular dos pacientes. Como líder global em saúde ocular, temos uma ambição ousada: tornar acessível o cuidado com a saúde ocular, e estamos abrindo caminho para um novo futuro da saúde ocular, apoiando todo o espectro de olhos pediátricos, desenvolvidos e maduros. Por meio de inovações de ponta, expertise científica e tecnologias avançadas, estamos revolucionando a maneira como as pessoas veem e experimentam o mundo. Em cada etapa da jornada da saúde ocular – desde lentes de contato, soluções para cirurgias refrativas e de catarata, até terapias gênicas investigativas para doenças da retina – nos posicionamos como um parceiro de confiança com o objetivo de tornar a visão possível para clientes e pacientes. Visite nosso site jjvisionpro.com.br e siga a Johnson & Johnson Vision no LinkedIn.
Referências
1. Euromonitor International Limited; Edição de 2025 sobre artigos de óptica; vendas em valor ao preço de venda ao público, todos os canais de venda, dados de 2023
2. Benjamin WL. “Visual optics of contact lenses in clinical contact lens practice” (Ótica visual de lentes de contato na prática clínica de lentes de contato). Bennett ES, Weissman BA, Editores. 1991; JB Lippincott: Philadelphia.
3. Sushant Kumar Shah e Kamal Thakur. Artigo “Contact Lenses in Sports” (Lentes de Contato nos Esportes), publicado por Acta Scientific Ophthalmology 6.6 (2023):03_06