Tempo de leitura: 2 minutos
Na última quinta-feira (16/6), Rubens Belfort Mattos Júnior, recebeu a Medalha de Ouro Moacyr Álvaro, em Sessão Solene de abertura do 44º SIMASP, realizado na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
Essa homenagem foi criada em 1955, e se destina a premiar personalidades que tenham contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento da Oftalmologia e da Prevenção da Cegueira.
O nome de Rubens Belfort Jr. e seu Currículo foram estudados e a homologação de seu nome para receber o referido prêmio reflete o alto respeito que sua trajetória pessoal e profissional demonstra.
Medalha de Ouro Moacyr Álvaro 
Moacyr Álvaro foi Professor Catedrático da Escola Paulista de Medicina, fundador e Diretor Executivo da Associação Pan-Americana de Oftalmologia. Foi também membro do Conselho Internacional de Oftalmologia e Diretor da Revista da Sociedade Sul-Americana de Oftalmologia. O jovem oftalmologista estabeleceu vários contatos do Brasil com o exterior. Como fundador da Associação Pan-Americana de Oftalmologia, propiciou a troca de conhecimentos e a realização de congressos internacionais em toda a América Latina, globalizando a oftalmologia latino-americana. Por tudo isso, Moacyr Álvaro é considerado um dos “pais” da Associação Pan-Americana de Oftalmologia e o primeiro oftalmologista brasileiro a internacionalizar nossa oftalmologia. Moacyr Álvaro faleceu em julho de 1959. O CEO, Centro de Estudos em Oftalmologia Prof. Dr. Moacyr Álvaro, foi criado em homenagem ao empreendedorismo e entusiasmo deste ícone da oftalmologia brasileira e latino-americana.
Rubens Belfort Mattos Júnior
Dr. Belfort é Professor Emérito da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo e Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Maranhão, Escola Baiana de Medicina, Universidad Nacional do Paraguay e Universidad Nacional Mayor de San Marcos – Peru. Médico pela Escola Paulista de Medicina (1970), tem mestrado em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia pela Escola Paulista de Medicina (1978), doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina (1985) e MBA pela FFEA – USP.
Pesquisador 1A CNPq desde 1990, é Pesquisador Sênior pelo CNPq. Atualmente é Presidente do Instituto da Visão e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Academia de Medicina de São Paulo, Academia Ophthalmologico Internacionalis e Academia Nacional de Medicina onde serviu como Presidente em 2020 e 2021.
Ex-Fellow da Proctor Foundation / Univ California, San Francisco e foi Visiting Scientist do The National Eye Institute, NIH. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina desde a sua fundação e foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais. Foi também chefe do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina.
Foi Presidente da Associação Panamericana de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Uveítes, do Congresso Mundial de Oftalmologia, Ex-Chairmam da Fundação da Associação Panamericana de Oftalmologia e atual membro do Conselho da Ophthalmology Foundation.
Ex-Presidente da World Uveitis Symposium e foi membro do International Council of Ophthalmology. Ex-Presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), da Associação Panamericana de Oftalmologia e do World Ophthalmology Congress. Ex-Membro do Conselho Superior da CAPES, ex-Membro do Conselho da SBPC – Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, Ex-Membro Titular do Comitê de Assessoramento de Medicina – CAD-MD – CNPq

Fonte: Revista Universo Visual

Compartilhe esse post