Como um leigo pode identificar os sinais do glaucoma? Afinal de contas, trata-se de uma doença que não causa dor ou outros sintomas. Entender a perda da visão periférica não é tão simples para o cidadão comum. Tanto que a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) está lançando uma campanha para mostrar esse efeito: com um filme de 30 segundos, que será exibido em mais de cem cidades de todo o país, incluindo 58 salas de cinema premium, a entidade retrata a progressão da doença e como ela pode levar à cegueira irreversível se não for diagnosticada e tratada em tempo.
A estreia do filme será nesta quarta-feira (29), às 10h, na sala premium do Cinemark, do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Após a sessão, haverá a divulgação de um dossiê com os números do glaucoma no país. A expectativa é que, em um primeiro momento, o filme atinja cerca de 150 mil espectadores.
“A ideia é fazer o público em geral entender o efeito da doença e a importância de realizar pelo menos uma consulta oftalmológica por ano”, afirma o presidente da SBG, Roberto Galvão Filho.