Tempo de leitura: 2 minutos

Na ocasião, Mário Motta, presidente da SBO, fez o discurso sobre a solenidade de 100 anos da entidade. “Desde 1922 os principais objetivos da sociedade são a união dos oftalmologistas e a divulgação de conhecimentos científicos”, disse. Motta falou também sobre as várias ações sociais que realiza junto a órgãos de classe, sociedades de subespecialidades e escolas para promover a saúde ocular à população e relembrou os presidentes que fizeram parte da história da SBO.

Mário Motta

 “Ao longo dos 100 anos a sociedade teve 58 presidentes que, junto com a diretoria, se dedicaram para que a oftalmologia se mantivesse na vanguarda, com alto nível de conhecimento, para oferecer à população um atendimento de qualidade técnica. A SBO é a casa do oftalmologista brasileiro. Nosso lema é que a sociedade é jovem aos 100 anos”, disse.

 

Durante a cerimônia de abertura, os presidentes do congresso, Aderbal Alves Jr. e Camila Ventura, agradeceram a presença de todos e falaram sobre o importante comprometimento de toda a equipe para o sucesso deste congresso que, além de ser especial pelo centenário da sociedade, marca o retorno do congresso presencial depois de três anos. “Temos aqui um programa científico completo, elaborado por uma equipe incansável. Além da atualização do conhecimento, o objetivo deste congresso é incentivar e criar oportunidades para trocas de experiências e novas parcerias”, ressaltou Camila. Alves Jr. enfatizou que nesses 100 anos várias entidades apareceram, mas que a SBO se destaca. “A Sociedade Brasileira de Oftalmologia sempre esteve presente na luta de classe, pela ética e pelo ensino. Agradeço a todos que se uniram para fazer deste congresso um momento único”, comentou.

Na cerimônia foram entregues placas comemorativas aos 12 ex-presidentes presentes na premiação e também a João Diniz, diretor executivo que fez parte da sociedade por 66 anos. Também foram entregues as medalhas Abreu Fialho, destinada aos profissionais que contribuíram para a elevação da oftalmologia brasileira. Foram homenageados Eduardo Jorge Carneiro Soares, da Universidade Federal de Minhas Gerais; Liana Ventura, da Fundação Altino Ventura; e Carlos Henrique Bessa (in-memorian), ex-presidente do SBO que muito contribuiu par ao incremento da oftalmologia no país.

Compartilhe esse post