Universo Visual
19/09/2019 10:56
CBO 2019
II Phaco Olympics reúne residentes em uma grande competição
Disputa foi realizada no simulador de cirurgia de catarata Eyesi® e promovida pela Latinofarma durante o CBO 2019
O Cristália, por meio de sua Divisão Latinofarma, participou do 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 04 a 07 de setembro.
A Latinofarma marcou presença com ações inovadoras e apoiou mais uma vez iniciativas voltadas para a educação médica, como por exemplo, o Curso de Fundamentos em Oftalmologia para 400 residentes. 
Além disso, a grande atração foi o II Phaco Olympics, dando sequência ao sucesso da primeira edição em 2018. A Latinofarma transformou seu stand em uma arena para a competição entre residentes nos simuladores cirúrgicos Drylab para receber nessa grande disputa os 600 residentes inscritos.
Os residentes tiveram 6 minutos para realizar 2 tarefas comum as cirurgias de Catarata conhecidas como "Capsulorrexe" e "Irrigação e Aspiração do Córtex". Ao todo foram realizados 770 procedimentos cirúrgicos. Promover essa simulação por meio da realidade virtual em um ambiente de competição entre equipes, além de treinar a destreza e o aprendizado, traz também o stress e nervosismo muitas vezes típico do dia a dia no qual o residente terá que lidar durante as cirurgias. 
As três equipes com as melhores pontuações participaram de uma etapa final emocionante na sexta-feira (06/09) e mostraram toda sua competência.

 
A equipe "Curva de Pio" formada por Maria Carolina Zanata (CRM SP-187944), Candice Lages Soares (CRM SP-1746227) e David Galdino Netto (CRM SP-187652) de Santos foi a grande campeã! O segundo lugar, com 715 pontos, foi conquistado pela equipe intitulada com o nome "20/20 Fora o Baile" composta pelos médicos André Breno Menezes Lima (CRM PE-23761), Kayo Pinheiro Espósito (CRM PE-22486) e Luan Fellipe Bispo Almeira (CRM PE-25353) de Recife. Já o terceiro lugar, com a Equipe "TeamRexe", representada pelos doutores Amanda A.W. de Castro  (CRM SP-190951), Lucas Pessoa C. Zocchi (CRM SP-177717) e Renato Silva Filho (CRM SP-19196) da capital de São Paulo. 

 
A premiação foi entregue pelo atual vice-presidente do CBO, Dr. José Beniz Neto, pelo Dr. Eric Pinheiro de Andrade, representando a parceria com o IPEPO e pelo  Dr. Bernardo Cavalcanti. Os finalistas ganharam troféu e medalha, e os residentes do primeiro lugar também ganharam um pacote para o CBO 2020.
O Drylab é uma parceria com o Ipepo - Instituto de Visão e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento das cirurgias oftalmológicas. A iniciativa é a única no Brasil com todos os módulos completos e aberta para todas as instituições (sujeitas à disponibilidade de agenda). 
O equipamento é produzido pela empresa alemã VRMagic e distribuído no Brasil pela CIVIAM. Ambas têm sido sempre parceiras da iniciativa.
Fonte: Latinfofarma
Tags: drylab, latinofarma, cbo2019, oftalmologia
https://universovisual.com.br/