Universo Visual
06/02/2020 09:19
Notícias
Renato Ambrósio, Jr. inicia seu mandato como presidente do ISRS
Cirurgião refrativo lidera a sociedade global para cirurgiões refrativos e de catarata.
Renato Ambrósio, Jr., MD, PhD, iniciou seu mandato como presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa (ISRS), afiliada da Academia Americana de Oftalmologia. Professor adjunto de oftalmologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Dr. Ambrósio foi indicado por seus colegas, que o chamaram de "incansável investigador clínico, pioneiro e professor na comunidade global de cirurgia refrativa".
"É uma grande honra e privilégio ser presidente do ISRS, no qual estou envolvido desde 1999, quando ainda era residente interessado em córnea e cirurgia refrativa", disse o Dr. Ambrósio. "Durante esses 21 anos, o ISRS foi muito importante para a minha educação continuada e uma ótima plataforma para trabalhar em rede com os líderes e colegas de campo".
Ambrósio Jr. atuou em vários comitês do ISRS ao longo dos anos, incluindo o Comitê Executivo e como presidente da Força-Tarefa de Webinars, e ajudou a tornar o ISRS uma organização global por meio de seus esforços de divulgação.
"Meu objetivo é ajudar a manter o ISRS como a principal organização mundial de cirurgiões refrativos e de catarata", disse ele. "Isso envolve a promoção de educação para oftalmologistas e pacientes sobre procedimentos refrativos eletivos da córnea e intraoculares, bem como sobre procedimentos terapêuticos para doenças como o ceratocone".
Ambrósio Jr. vem de uma família de oftalmologistas. Ele é o primeiro filho do falecido Renato Ambrósio, MD, pioneiro em cirurgia refrativa no Brasil no início dos anos 80, e Vera Martins Ambrósio, MD, oftalmologista resiliente e dedicada que confirmou a prática da família após a morte prematura do marido em janeiro 1994. Seu irmão mais novo, Rodrigo Martins Ambrósio, MD, é um talentoso cirurgião de retina, e sua esposa Renata Siqueira da Silva, MD, é uma especialista em glaucoma e lentes de contato.
Também foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia em 2006, ocupando o cargo até julho de 2010. Fundou o Grupo de Estudos em Tomografia e Biomecânica da Córnea do Rio de Janeiro em 2008 e co-fundou o BrAIn (Grupo Brasileiro de Estudo de Inteligência e Análise da Córnea) em 2010.
De 2012 a 2014, ele foi o último presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, antes de ser incorporado à Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares para a criação da BRASCRS. Ele também foi vice-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia de 2013 a 2015.
É autor de mais de 500 publicações científicas e recebeu mais de 60 prêmios no Brasil e no exterior. Seus principais interesses de pesquisa incluem imagem e inteligência artificial para aprimorar informações de diagnóstico de tomografia da córnea e avaliações biomecânicas e frente de onda ocular. Seu foco principal é a correção personalizada da visão a laser, cirurgia refrativa de catarata e procedimentos terapêuticos para ceratocone.
Ambrósio Jr. concluiu sua residência em oftalmologia no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal (São Paulo) em 1999, um programa de bolsas de estudo em córnea e cirurgia refrativa e córnea na Universidade de Washington (Seattle, WA) em outubro de 2002 e no PhD. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo em maio de 2004. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e também professor associado do programa de pós-graduação strictu sensu da Universidade Federal de São Paulo.

Sobre a Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa (ISRS)
A Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa (ISRS), parceira da Academia Americana de Oftalmologia, é a organização líder mundial em cirurgiões refrativos e de catarata. Os membros estão conectados a cirurgiões de refrativa e catarata de mais de 90 países por meio de programas educacionais inovadores, uma revista clínica, boletins e reuniões em todo o mundo. Para mais informações, visite http://www.isrs.org
Fonte: Eye Channel
Tags: cirurgiarefrativa, ISRS, oftalmologia
https://universovisual.com.br/