Tempo de leitura: 3 minutos

Daqui algumas semanas, de 4 a 7 de setembro, médicos oftalmologistas de todo o Brasil e do exterior estarão reunidos em Brasília no grande encontro anual da especialidade do País: o 68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

A programação científica está concluída e os convites para os palestrantes e convidados internacionais já foram expedidos. Ao mesmo tempo, a Comissão Executiva do congresso, presidida por Alípio de Sousa Neto, José Augusto Alves Ottaiano e Marcos Pereira de Ávila, já está cuidando de todos os detalhes logísticos e operacionais, bem como da programação social, para que o evento, que terá como palco principal o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), seja o que promete o mote publicitário escolhido: mais do que um congresso, uma oportunidade única.

A exposição comercial, por sua vez, congregará as principais empresas do segmento oftálmico para apresentação dos produtos e serviços de última geração. Paralelamente, o evento será palco de inúmeros debates sobre o futuro da Oftalmologia brasileira, seu papel na saúde do País e sobre os caminhos que o CBO deve trilhar para alcançar seus objetivos de levar a saúde ocular de qualidade a todos os brasileiros e lutar pela valorização cada vez maior do Médico Oftalmologista.

A grande maratona de transmissão do conhecimento, debates e contatos interpessoais compreenderá a realização de várias modalidades de encontros nos quais os congressistas terão o panorama completo do atual estado da ciência e a prática oftalmológicas.

Ciência e didatismo
A programação científica do congresso terá início em 04 de setembro, com a realização dos Diaz Especiais de Catarata e Cirurgia Refrativa; Córnea e Doenças Externas; Glaucoma; Refração e Lentes de Contato; e Retina e Vítreo. Neste dia, em horário exclusivo, também será realizada a solenidade de abertura.

Nos três dias seguintes uma dinâmica relação de encontros estará à disposição dos congressistas em 15 salas do CICB. A espinha dorsal da programação serão as mais de 30 sessões de aulas formais e os 40 painéis e simpósios, dois tipos de encontros diferenciados que convergem no cuidado e didatismo das apresentações do conhecimento consolidado e das suas múltiplas aplicações no dia a dia das clínicas e consultórios. Além disso, o congresso também terá em sua programação outras modalidades de apresentações, sempre buscando a participação da plateia, a transmissão do conhecimento e o esclarecimento dos pontos abordados através do debate e da exposição de diferentes pontos de vista por especialistas científica e didaticamente capacitados.

Ponto de destaque do congresso será a 9ª Copa InterOftalmo do Conhecimento, divertida gincana na qual alunos dos cursos de especialização em Oftalmologia credenciados pelo CBO devem demonstrar agilidade mental e conhecimento nos mais diversos ramos da ciência, principalmente, como é de se esperar, da Oftalmologia. A copa acontecerá na manhã de 06 de setembro. Na tarde do mesmo dia haverá o Grand Round, atividade na qual alunos e professores apresentam e discutem casos raros que encontraram em seus serviços nos últimos meses.

No último dia do congresso haverá a realização dos simpósios de várias sociedades temáticas filiadas ao CBO, programação voltada para os oftalmologistas que já dominam os respectivos campos e que estão buscando informações sobre as últimas pesquisas relacionadas às matérias relacionadas.

Por fim, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia promoverá sessões especiais para discussão de temas ligados à Saúde Pública Ocular, Defesa Profissional, Saúde Suplementar e SUS, para a apresentação do Tema Oficial do congresso (“Ações Sociais do CBO”) e para entrega de prêmios aos melhores trabalhos. Também serão realizadas as reuniões do Conselho Deliberativo do CBO e a Assembleia Geral dos associados da entidade e a simpósio dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia.

Para saber mais acesse www.cbo20024.com.br

Compartilhe esse post