Tempo de leitura: 4 minutos

Foi com o propósito de estimular a pesquisa científica na área da oftalmologia que surgiu, há 51 anos, o Prêmio Varilux, uma iniciativa da EssilorLuxottica em parceria com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). O prêmio consagra os melhores trabalhos nas categorias Master, Sênior e Refração Social e cada vencedor recebe uma viagem para o evento da Academia Americana de Oftalmologia (AAO) que inclui passagem, hotel e inscrição para o congresso.

Tanto os vencedores do Prêmio Varilux de 2022 quanto os de 2023 participaram do congresso este ano e compartilharam suas experiências. Alexandre Batista da Costa Neto, vencedor de duas categorias na premiação de 2023 – feito que só havia acontecido uma vez em toda a história – destacou a capacidade do evento de trazer inovação. “Nos Estados Unidos, tanto as técnicas inovadoras quanto os equipamentos chegam primeiro. Também é na oftalmologia americana que acontece a maioria das publicações. Outro ponto que chamou a atenção foram as ideias apresentadas e a discussão de casos mais complexos, além da capacidade de organização do congresso, ponto bastante forte”, explica.

Costa Neto ainda ressalta que o intercâmbio de experiências entre especialistas de diferentes países, nos vários fóruns de discussão, permite obter conhecimento que vai mudar a vida dos participantes e também a dos pacientes. “Foi uma das experiências mais magníficas da minha vida”. Ele comenta também que o fato de ganhar em duas categorias foi impactante e surpreendente. “Em mais de 50 anos de premiação, inúmeras referências da área já foram agraciadas e neste período só um profissional ganhou em duas categorias no mesmo ano, o Renato Ambrósio, que é minha inspiração e meu maior exemplo. Isso me evidencia que estou no caminho certo não só para honrar o legado dele como também para melhorar a visão dos meus pacientes”, conclui.

Maria Luiza Quintão Riccio, vencedora de 2023 na categoria Master, revela que estar na Academia Americana foi experiência muito rica em aprendizado. “Foi uma oportunidade de atualização da minha prática de trabalho junto a grandes estudiosos da oftalmologia. Tive a enorme satisfação de assistir uma excelente sessão e conversar com Donald Fletcher, referência mundialmente reconhecida nos serviços de baixa visão. Todas estas vivências agregaram conhecimento e entusiasmo para seguir trabalhando com reabilitação da visão”, revela.

Para Alexandre Simões Barbosa, vencedor de 2022 na categoria Master, a possibilidade de participar e interagir com colegas que são referência em diferentes áreas da oftalmologia foi uma experiência muito valiosa. “Também foi muito importante para confirmarmos a qualidade do que fazemos aqui no Brasil. Na AAO, eu acompanhei sobretudo as atividades de neuroftalmologia. As aulas estiveram no mesmo nível das nossas, nos congressos e nas atividades da Associação Brasileira de Neuroftalmologia. A AAO nos reforçou o que já sabíamos: que estamos no caminho certo”, revela.

Barbosa comenta que o que mais chamou sua atenção no evento foram as mesas que saíram do formato das aulas teóricas. “Numa delas, “To scan or not to scan, a partir da pergunta sobre fazer ou não a neuroimagem em várias situações em neuroftalmologia, foi feita uma excelente revisão das neuropatias ópticas. Aulas como essa são inspiradoras e acredito que possamos incorporar esse tipo de atividade por aqui, tanto nos nossos congressos quanto nos programas de residência. A grande abertura dos participantes das mesas na discussão dos casos também me chamou a atenção.  Os casos desafiadores acontecem em todos os lugares e é muito bom compartilhar nossas experiências”, aponta.

Patrícia Ioschpe Gus, que venceu a edição de 2022 na categoria Refração Social, comenta que foi ótimo retornar ao Congresso da Academia Americana de Oftalmologia 2023 em São Francisco, do qual já tinha participado em 2019. “É uma conferência cosmopolita, com milhares de colegas do mundo todo, da qual muitos brasileiros costumam participar”, diz. “Senti uma imensa gratidão à EssilorLuxottica por ter me proporcionado este evento de tamanha proporção. Isto demonstra a seriedade e engajamento da empresa à ciência, aliada a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, entidade médica admirável e centenária. A grade científica é imensa, atendendo a todas as subespecialidades com profundidade. A sensação de pertencimento que sentimos ao participar do maior evento mundial da oftalmologia é muito gratificante”, ressalta. “Desejo que muitos colegas tenham esta oportunidade e que a Essilor siga cursando esta trajetória de premiar trabalhos originais, oferecendo congressos internacionais relevantes”, finaliza.

Vencedores do Prêmio Varilux  

2022

Alexandre Simões Barbosa

Alexandre Simões Barbosa

Categoria Master
Alexandre Simões Barbosa
Título do trabalho: O índice de resistência da artéria oftálmica como preditor de isquemias multifocais da cariocapilar em modelos logísticos multivariados

 

Categoria Sênior
Nelson Batista Sena Junior
Título do trabalho: Repetibilidade do estudo tomográfico da córnea com scheimpflug rotacional, em olhos normais, olhos com ceratocone e olhos com ceratocone operados por crosslinkg

Patrícia Ioschpe Gus

Categoria Refração Social
Patrícia Ioschpe Gus
Título do trabalho: The prevalence of myopia among public schoolchildren in Southern Brazil

2023

Maria Luiza Quintão Riccio

Categoria Master
Maria Luiza Quintão Riccio

Título do trabalho: Avaliação da iluminação adequada aos pacientes com baixa visão do centro de reabilitação da visão “professor Nassim Calixto”

Categoria Refração Social
Alexandre Batista da Costa Neto
Título do trabalho: Systematic review and meta-analysis of myopia prevalence in Brazilian School Children

Categoria Sênior
Alexandre Batista da Costa Neto
Título do trabalho: Variability of vertex distance in normal population

Compartilhe esse post