No Brasil, 6,2% da população vivem com alguma deficiência, sendo 3,6% destes visuais, de acordo com último levantamento do IBGE. O número de cegos já passa 1,2 milhões de pessoas e na tentativa de diminuir o preconceito e integrar os deficientes visuais na sociedade, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia realizará o VI Fórum nacional de Saúde Ocular e o Fórum Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual, em Brasília. Ambos serão realizados em 12 de junho, o primeiro na sala da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), na Câmara dos Deputados e o segundo no auditório do Ministério da Saúde. O evento contará com o apoio e a presença do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e reunirá as principais lideranças da Oftalmologia e Parlamentares do Congresso Nacional.
Desde 2001, com a realização do I Fórum, foram compilados relatórios e obras que serviram de base para o estabelecimento de políticas públicas na saúde ocular do Brasil. Neste ano, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia apresentará um amplo estudo que reúne dados sobre a cegueira e baixa visão no Brasil e no mundo, especialmente catarata, glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que estão entre as principais causas de cegueira no país e no planeta. O objetivo principal é construir uma política de assistência, que englobará desde a atenção básica ao atendimento especializado capaz de beneficiar toda a população.
“Além das atividades do Fórum, estamos trabalhando uma agenda com a visita aos gabinetes de senadores e deputados para conscientizá-los sobre os problemas enfrentados pela oftalmologia no Brasil. Será um momento para apresentarmos alternativas concretas para a solução dos problemas e superarmos a deficiência na cobertura oftalmológica no país. A Diretoria do CBO e as lideranças da especialidade estão engajadas neste projeto”, explica José Augusto Alves Ottaiano, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Além do Fórum, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia programou uma série de atividades educativas e interativas. Entre os dias 4 e 14 de junho, no Salão Negro da Câmara dos Deputados, a exposição fotográfica “Olhares sobre o Brasil”, reunirá imagens que representam a situação da saúde ocular no país. No mesmo período e espaço, haverá a instalação da “Casa dos Sentidos”, instalação que simula uma cozinha, quarto e sala, mas completamente escura em seu interior. Nela, o público poderá experimentar os desafios e as dificuldades vivenciadas por deficientes visuais.
Programação
A 2ª Edição do Fórum Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual abrirá as atividades do dia 12 de junho. Pela manhã, no auditório do Ministério da Saúde. Nele, além do Ministro Luiz Henrique Mandetta, haverá palestrantes do Ministério da Educação, da Economia e do Ministério da Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. No período da tarde, durante o VI Fórum Nacional de Saúde Ocular, os diretores do Conselho Brasileiro de Oftalmologia apresentarão as condições de saúde ocular no Brasil, um relatório, com o resumo e propostas de ações para a oftalmologia no país.
Fonte: CBO