Tempo de leitura: 2 minutos

Em entrevista exclusiva, a presidente eleita revela que essa foi a primeira vez que duas mulheres concorreram a presidência da mais importante entidade da oftalmologia brasileira. “Realmente o fato de eu ser a primeira mulher eleita como presidente do CBO chama muita atenção,  talvez por dois aspectos: o primeiro é porque sempre houve muitas mulheres capazes de terem sido presidentes do CBO, e segundo, porque ainda há muitas outras que podem me suceder. Então, eu sou apenas a primeira, sou representante de um grupo muito forte de pessoas e muito capazes. Por outro lado, isso também marca a possibilidade das mulheres verem isso como um lugar que também é seu; e isso se estende pra toda sociedade”, conta.

“O CBO tem inúmeros desafios. Quando pensamos que o conselho é formado por oftalmologistas, pensamos na parte acadêmica, na defesa profissional, na saúde ocular da população e na participação da sociedade, enfim, é um leque enorme de atividades. Portanto, muitas coisas precisam ser continuadas e concluídas. Na minha gestão, eu quero deixar uma marca, que é a de participação. O CBO sempre foi a casa de todos os oftalmologistas, mas o meu grande objetivo vai ser fazer as pessoas entenderem isso e participarem cada vez mais, para que todos se sintam em casa”, completa.

Segundo comunicado divulgado pela chapa Compromisso CBO, seus “integrantes têm como característica a vontade de aproveitar a experiência acumulada por anos de trabalho e aprendizado comum para aprimorar a entidade e a especialidade ao longo dos próximos dois anos. Acreditamos que o CBO deve atuar em várias frentes. Defender que o médico oftalmologista tenha possibilidade de estar em seu próprio consultório, atendendo seus pacientes com seus convênios sem ter sua prática ameaçada é uma tarefa multifacetada que começa na própria formação nos cursos de especialização e tem uma vertente importante na manutenção e aprimoramento de atividades de educação continuada”.

Diretoria-executiva para o biênio 2024/2025

Presidente: Wilma Lelis Barboza Lorenzo Acácio;

Vice-presidente: Newton Andrade Júnior;

Secretária geral: Maria Auxiliadora Monteiro Frazão;

1º secretário: Lisandro Massanori Sakata;

Tesoureiro: Frederico Valadares de Souza Pena.

Sobre as eleições
De acordo com o Edital das Eleições, estavam habilitados a votar os membros titulares do CBO. O processo foi conduzido pela Comissão Eleitoral do CBO, coordenada por Jorge Carlos Pessoa Rocha, e composta pelos oftalmologistas Camila Karim Nakase Yamasato Tamashiro, Dácio Carvalho Costa, Eduardo Godinho de Sá, Harley Edison Amaral Bicas, Juliano Pretto, Keila Miriam Monteiro de Carvalho, Marcelo Jordão Lopes da Silva e Nelson Roberto Salustino Galvão.

Compartilhe esse post