Tempo de leitura: 3 minutos

A ZEISS marca presença na 67ª edição do Congresso CBO, evento promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia para debater as principais inovações do setor. Considerado o maior encontro da especialidade nas américas, o CBO 2023 acontece entre os dias 23 e 26 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE), e contará com a presença de centenas de palestrantes nacionais e internacionais.

Entre as novidades que prometem impactar positivamente a prática diária dos oftalmologistas, destaque para o lançamento da nova geração do laser de femtosegundo da ZEISS. Com assistência robótica inteligente, o novo laser ZEISS VisuMax 800 permite a criação da lentícula na cirurgia SMILE – abreviação em inglês para Extração Lenticular com Pequena Incisão – em até 10 segundos.

“Com mais de 12 anos de experiência no uso da tecnologia de femtosegundo para a técnica SMILE, a ZEISS desenvolveu a nova versão do VisuMax com o objetivo de revolucionar a cirurgia ocular a laser”, afirma Guilherme Haddad, diretor da divisão médica da ZEISS Brasil. “Com a nova tecnologia, a criação da lentícula é realizada de forma precisa e em pouco segundos, reduzindo o nível de estresse do paciente”, explica.

Disponível no Brasil desde 2012, SMILE é um método avançado de cirurgia ocular a laser para correção da miopia e do astigmatismo. Considerada a técnica mais moderna em cirurgias ópticas a laser, SMILE já corrigiu mais de oito milhões de olhos (Market Scope Refractive Report 2023) e é utilizada em mais de 1.300 clínicas e praticada por mais de 2.500 cirurgiões em mais de 80 países.

“A ZEISS segue avançando com o seu pioneirismo, investindo de forma contínua em pesquisa e desenvolvimento para melhorar a técnica SMILE. Para isso, trabalhamos no desenvolvimento de novas gerações de equipamentos, técnicas aprimoradas de imagem e softwares avançados para o planejamento cirúrgico”, completa Haddad.

Portfólio ZEISS no CBO
Com a tecnologia patenteada QUATTRO Pump®, o ZEISS QUATERA 700 utiliza um sistema de troca de fluidos sincronizado para permitir a medição e controle dos volumes de irrigação e aspiração de forma simultânea e em tempo real.  Com novo conceito na cirurgia de catarata, o equipamento também possui a tecnologia Power on Demand, que ajusta a potência de ultrassom no processo de facoemulsificação para usar a quantidade mínima necessária e fazer a quebra da catarata. Outro importante diferencial é que o sistema possui fluxo de trabalho cirúrgico digital e integrado para combinar a utilização de dados de outros dispositivos dentro do ZEISS Cataract Workflow.

Por meio do conceito Astigmatism Management, a empresa também dispõe de uma série de inovações com os produtos da linha ZEISS Cataract Suite, que permitem o alinhamento tórico, sem marcadores, com a função de assistência computadorizada ocular ZEISS CALLISTO eye. Com base nos dados de biometria e imagem de referência do ZEISS IOLMaster 700, transferidos por meio do software ZEISS FORUM, os cirurgiões conseguem visualizar com precisão o eixo correto para o alinhamento das lentes intraoculares tóricas nas oculares do microscópio cirúrgico ZEISS OPMI LUMERA i.

Entre as soluções para o diagnóstico e controle do glaucoma, destaque para o ZEISS Humphrey Field Analyzer 3 (HFA3), um campímetro usado para detectar alterações no campo de visão, tanto em percepção visual central como também periférica. Com o SITA™ Faster, os exames de campimetria se tornam muito mais rápidos, além disso, quando associado aos recursos de conectividade, pode fornecer um fluxo de trabalho muito mais otimizado.

Destaque também para o retinógrafo ZEISS CLARUS 700, que é indicado para capturar, exibir, documentar e armazenar imagens para auxiliar no diagnóstico e monitoramento de doenças e distúrbios que ocorrem na retina, superfície ocular e anexos visíveis. Ele fornece modos de imagem em cores reais e de autofluorescência para campos de visão estéreo, amplo, ultra amplo e montagem de campos de visão de até 267° graus.

E para prevenir o descolamento da retina e tratar lesões predisponentes, a empresa conta em seu portfólio com o laser de fotocoagulação ZEISS VISULAS green, que é utilizado no tratamento de doenças vasculares na retina, como a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o glaucoma. Outra solução é ZEISS VISULAS YAG III, sistema de laser de fotodisrupção de última geração da multinacional alemã, o equipamento permite que o especialista alterne entre o tratamento a laser no segmento posterior e anterior com o toque de um único botão.

E para avaliar a efetividade da cirurgia, como também realizar o diagnóstico, a empresa disponibiliza a tecnologia do ZEISS CIRRUS 6000, tomógrafo de última geração que captura imagens em alta velocidade e em HD, permitindo a visualização detalhada das estruturas oculares em camadas. Com uso essencial na rotina de exames, o equipamento contribui para o diagnóstico e monitoramento de doenças como: glaucoma, degeneração macular e edema macular.

Compartilhe esse post