Tempo de leitura: 4 minutos
Nos dias 13 e 14 de abril de 2018 foi realizado no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo o 12o Simpósio Internacional de Glaucoma da UNICAMP, organizado pelo Prof. Vital Paulino Costa, chefe do setor de Glaucoma da Universidade de Campinas – UNICAMP.
Edição especial de celebração dos 25 anos de Fellowship de Glaucoma da UNICAMP. Contou com homenagem surpresa especial ao Prof. Vital Paulino Costa, feita com muito carinho e emoção pelos seus mais de 70 ex-Fellows. 
O Simpósio procura atualizar o conhecimento do oftalmologista geral sobre o glaucoma, doença que ainda representa um grande desafio. O evento acontece a cada dois anos e o seu sucesso se deve à programação científica, cuidadosamente montada, trazendo novidades e conhecimentos importantes e práticos, como na sessão dedicada aos MIGs (Minimally Invasive Glaucoma Surgery), novas modalidades no tratamento cirúrgico do glaucoma; e nos cursos paralelos, dedicados à discussão de temas importantes como perimetria computadorizada, OCT e glaucoma suspeito. 
Recorde de participação, recebeu cerca de 650 médicos especialistas, de diversas localidades do Brasil, contou com a presença de mais de 60 renomados glaucomatólogos brasileiros e 5 convidados internacionais de altíssimo nível, discutindo o que existe de mais novo no diagnóstico e o tratamento do glaucoma no mundo: o Dr. Anastasios G. P. Konstas, Professor da Universidade de Thessaloniki na Grécia, umas das maiores autoridades em farmacologia e controle 24h da pressão intraocular; o prestigiado Dr. Jayme R. Vianna, brasileiro radicado no Canadá, Professor da Universidade de Dalhouise e profundo conhecedor do OCT, tecnologia hoje considerada essencial para o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma; o Dr. Peter A. Netland, da Universidade de Virginia, um dos maiores especialistas em glaucomas secundários de difícil controle; o Dr. L. Jay Katz, Diretor do Setor de Glaucoma do Wills Eye Hospital na Filadélfia, um dos maiores centros oftalmológicos dos E.U.A.; e a Dra. Ingeborg Stalmans, da Universidade de Leuven da Bélgica, que falou sobre as inovações na área cirúrgica.
Com seus auditórios completamente lotados e uma plateia vidrada na excelente programação, proporcionou muita interatividade e discussão científica, como relatam alguns dos seus participantes:
Dr. Anastasios Konstas (Grécia), convidado internacional, descreve sua experiência: “Gostei de vir para esse congresso, foi muito bem organizado. Fiquei muito impressionado com o número de pessoas que estavam na plateia, acho que mais de 600 participantes. Vou a muitos congressos pelo mundo e não vejo tantas pessoas assim, e prestando a atenção, o tempo todo, isso realmente foi muito impressionante. Também gostei da organização, minha apresentação estava no horário, não houve atrasos, tudo muito bem executado e gerenciado”. 
Dra. Liane Touma, gerente médica do laboratório Novartis / Alcon, falou como é satisfatório para a empresa participar desse importante evento da UNICAMP, cujo foco é o glaucoma. “Nós da Novartis / Alcon, como parceiros, estamos juntos todo o ano com a UNICAMP e acreditamos muito nesse foco científico, centrado no paciente, e nas decisões terapêuticas que podemos fazer. A cada edição o Simpósio melhora, com pessoas cada vez mais interessadas em se atualizar e contribuir para o benefício do paciente. A UNICAMP pode sempre contar com o nosso apoio, é uma grande satisfação participar desse importante evento”.
Prof. Newton Kara-José,  comemora “Esse congresso é uma “repetição , pois é gol em cima de gol, o Vital é um sucesso, ele merece. É marcante a maneira como a Oftalmologia Brasileira prestigia, vai aos seus congressos, falam bem da importância desse evento e o quanto aprendem aqui. Parabéns, Vital!”
Para o Dr. Kleyton Barella (Blumenau, SC), ex-Fellow do departamento de Glaucoma da UNICAMP, “As salas estavam totalmente lotadas, em alguns momentos com participantes em pé, todos muito interessados, permanecendo até o final, para a seção de perguntas e respostas. Fiquei impressionado também, com a quantidade de palestrantes internacionais, e a qualidade científica apresentada, proporcionando discussões muito interessantes, além da exposição de muitos temas sobre novas tecnologias no glaucoma. Um momento inesquecível do evento foi a homenagem surpresa que nós, Fellows, organizamos com muito carinho, para o Prof. Vital Paulino Costa, que tanto se dedica ao ensino e pesquisa brasileira, comemorando os 25 anos do Fellowship de Glaucoma da UNICAMP, período em que treinou mais de 70 oftalmologistas glaucomatólogos, distribuídos hoje por todo o Brasil e América do Sul, sendo imensurável o quanto isso contribui para a qualidade visual dos brasileiros”. Relata que com muito orgulho, reuniram aproximadamente 55 ex-Fellows nessa homenagem, transmitindo um vídeo onde todos os Fellows e alguns colegas especiais, deixaram uma mensagem de agradecimento para o homenageado. Após a surpresa, o Dr. Vital, muito emocionado, falou sobre como estava sendo importante para ele aquele momento, que considerou o “ápice da sua carreira acadêmica”, pois sua meta não era ter o seu nome lembrado, mas sim os seus ensinamentos transmitidos, de médico para médico, e acrescentou que certa vez fez o cálculo de quantos quilômetros havia rodado em seu trajeto semanal para Campinas, durante todos esses anos, e concluiu que daria para dar uma volta e meia na Terra, mas que nesse momento, ele tinha certeza que todo o seu esforço havia valido muito a pena!
O Prof. Vital Paulino Costa explica a sua dedicação ao glaucoma, doença associada à pressão intraocular elevada, que provoca alterações no nervo óptico, e como consequência, o comprometimento do campo visual. No hospital das clínicas de Campinas, cerca de 1.400 pacientes da cidade e região são atendidos por mês no ambulatório de glaucoma. “A doença é assintomática e em geral quando o paciente percebe alterações na visão, já está com grande parte dela comprometida. Cerca de 50% da população com glaucoma não sabe que tem a doença . Muito contente com o sucesso do evento, complementa que a programação foi composta por palestras, seguidas de mesa de discussão e perguntas abertas a plateia, além de cursos específicos sobre cirurgia e exames de diagnóstico, proporcionando muita interatividade e esclarecimentos. Cerca de 50% dos palestrantes mostraram por vídeos as suas técnicas cirúrgicas. “A sensação é de que vale a pena realizar esse encontro , ressalta. “É fundamental termos o conhecimento de novas técnicas e seus respectivos resultados na área de tratamento do glaucoma .

Fonte: Creative Solution

Compartilhe esse post