Tempo de leitura: 2 minutos
A Laramara Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual é uma das apoiadoras da Caminhada Bengala Verde, que acontece no dia 18 de agosto, com saída a partir das 9h30, na Av. Paulista, em frente ao prédio da FIESP. O encontro tem como objetivo levar conhecimento à população sobre o uso da bengala verde e sua funcionalidade: identificar as pessoas com baixa visão e auxiliá-las na mobilidade, na autonomia e na inclusão social.
Promovida pelo “Movimento Bengala Verde”, que é impulsionado pelo Grupo Retina São Paulo com a colaboração de importantes instituições da área da deficiência visual, como a Organização Nacional de Cegos do Brasil, a caminhada reunirá importantes nomes ligados à luta das pessoas com deficiência visual, como Perla Mayo, idealizadora da bengala verde.
Durante o encontro também serão feitas doações das bengalas, para incentivar o uso do recurso, que conta, também, com um material elaborado pelo grupo de Orientação e Mobilidade da Laramara, com orientações básicas para iniciar a utilização do mesmo. Lembrando, ainda, que a Laramara é a única instituição que fabrica a bengala verde no Brasil.
Data: 18 de agosto, sábado
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Av. Paulista, 1313 – São Paulo/SP (em frente ao prédio da FIESP – acesso pela estação Trianon-Masp do metrô)
Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (11) 5549-2230.
Evento aberto ao público.
Sobre o Movimento Bengala Verde:
O projeto “Bengala Verde” foi criado em 1996 pela professora de educação especial Perla Mayo, que atua em Buenos Aires, na Argentina. No Brasil, desde 2014, a Bengala Verde é difundida após uma grande mobilização nas redes sociais, com a participação em conselhos de pessoas com deficiência, eventos, feiras e aproximação com grandes instituições, entre elas, a Associação Laramara, o Coletivo Bengala Verde e a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), que representa 86 entidades espalhadas por todo o território nacional. O projeto também existe em países como Nicarágua, Colômbia, Paraguai, México, Equador, Bolívia, Costa Rica, Venezuela e Uruguai.
Sobre a Laramara:
Em 27 anos de existência, a Laramara ganhou reconhecimento nacional e internacional por seus projetos voltados ao desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência visual no Brasil e na América Latina. Nesse período, atendeu a mais de 11 mil famílias, oferecendo apoio no processo de autonomia e independência e nas atividades cotidianas. Também é referência na luta pela inclusão e participação social dessa importante parcela da população. Para apoiar os projetos da Laramara, basta entrar em contato pelo site www.laramara.org.br ou pelo telefone (11) 3660-6412.

Fonte: Universo Visual

Compartilhe esse post