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Oftalmologistas se reúnem em maratona de conteúdo online para conscientizar a população sobre o glaucoma

O glaucoma é uma das doenças oculares mais prevalentes e a maior causa de cegueira evitável em todo o mundo. Silencioso, ele pode progredir por alguns anos sem manifestar os primeiros sintomas. Daí a importância de conscientizar a população sobre a doença e da relevância das consultas de rotina com o oftalmologista.

Segundo estimativas de estudos, entre 1 e 2% da população mundial convive com a doença, índice que aumenta após os 40 anos (2%), podendo chegar a 7% nas pessoas com mais de 70 anos. Até 2040, o glaucoma pode atingir 111,8 milhões de pessoas em todo o planeta. Hoje, no Brasil, a estimativa é que pelo menos 900 mil habitantes convivam com a doença.

Com o objetivo de levar informação sobre o tema aos brasileiros, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) se uniram numa maratona no 25 de maio para a realização do “24hs pelo Glaucoma”. Realizado em formato online um dia antes do Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, comemorado em 26 de maio, o evento contou com a participação de oftalmologistas, representantes de órgãos governamentais, celebridades e pacientes que convivem com a doença.

Na abertura do evento, que foi transmitido pelo canal do CBO no YouTube, Wilma Lelis, presidente do CBO, comentou sobre a importância de dar luz à população sobre o glaucoma. “O glaucoma é uma doença que afeta o nervo ótico e pode comprometer a visão de forma irreparável. É um problema que, na maioria dos casos, se desenvolve sem que a pessoa se dê conta até que a visão esteja comprometida. A doença ainda não tem cura, mas o diagnóstico precoce e o tratamento são muito importantes para salvar a visão. Por isso, ter informação e compartilhar esse conhecimento de qualidade é fundamental para que o tratamento comece cedo e seja mais eficiente. Esses tratamentos para o glaucoma estão disponíveis no Sistema Único de Saúde e também no sistema de saúde suplementar, pelos convênios, em todo o país”, afirmou.

Emílio Suzuki, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma, comentou que  “é um privilégio apoiar a iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia em prol da conscientização do combate ao glaucoma, que é a principal causa de cegueira irreversível do mundo”.

Cristiano Caixeta, ex-presidente do CBO, disse que uma das premissas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia é estar sempre ao lado da população em prol da boa saúde ocular. “E é assim que começamos mais um ‘24 horas pelo Glaucoma’. O nosso objetivo é chamar a atenção de pacientes, médicos e gestores sobre o diagnóstico precoce tão importante para o tratamento do glaucoma”.

 

Marcos Jonathan

Na sequência, foram apresentadas uma série de entrevistas, reportagens, depoimentos e debates sobre diferentes aspectos relacionados à doença. Uma das entrevistas foi com Marcos Jonathan Lino dos Santos, consultor técnico da Coordenação Geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, que comentou sobre como o Ministério da Saúde está abordando a interseção entre o glaucoma e as diversas condições crônicas, como hipertensão e diabetes.

 

Glória Pires

“No ano passado, ocorreu a publicação da portaria que institui a Política Nacional de Atenção Especializada que vem para orientar estados, municípios e o Distrito Federal para que possam se organizar enquanto rede e garantir o atendimento integral ao paciente. A questão do tratamento integral para o paciente com glaucoma também está prevista nesse programa, em que ofertaremos cuidados integrados, principalmente para algumas doenças oftalmológicas específicas”, revelou.

Entre os vários debates, um deles tratou sobre “Fake news e o tratamento de glaucoma”.  Um dos participantes, o oftalmologista Alexis Galeno, da Fundação Leiria de Andrade, falou sobre o papel das novas gerações de médicos no combate às informações sem base científica. “As notícias falsas estão aí em todos os canais de redes sociais e elas têm o poder de causar um dano grandioso ao prometer algo que não consegue cumprir e o paciente acredita. Na formação do médico deve ter espaço para que ele aprenda não só a orientar os pacientes como também é fundamental saber ouvi-los. O tratamento do glaucoma não é feito somente à base de colírios e cirurgias, mas também com educação. É preciso ir além do tratamento convencional. É preciso oferecer uma educação para que o paciente consiga realmente identificar com que informações está lidando e saber filtrá-las”.

No mesmo painel, a médica Sylvia Elizabeth de Andrade Peixoto comentou que “fake news é um grande problema que está sendo tratado na Comissão de Patologia do Conselho Nacional de Saúde. As pessoas estão se endividando achando que vão ter a cura do glaucoma, da catarata, do DMRI. É algo tão absurdo que o Conselho resolveu atuar sobre esse tipo de situação”, disse.

Ao final do evento, a presidente do CBO fez um balanço da ação e comentou: “Hoje encerramos a programação com o sentido de dever cumprido. Trabalhamos aqui hoje para que a população tenha informação de qualidade e para que as pessoas saibam que doença é essa, quais riscos ela tem, e qual a importância do seu cuidado e tratamento. Para isso, envolvemos vários parceiros, como a indústria que nos patrocina, os entes governamentais, além de nossos colegas oftalmologistas. Hoje foi um dia maravilhoso”, finalizou.

Sylvia Elizabeth

Celebridades alertam sobre a doença
Nomes conhecidos do grande público se uniram ao CBO para a campanha e gravaram mensagens. A atriz Gloria Pires, por exemplo, falou da importância do diagnóstico e do tratamento precoce. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores são as chances de o caso não evoluir em gravidade. Por isso, visite regularmente o oftalmologista para realizar exames preventivos”, disse.

Já o ator Carmo Dalla Vecchia falou da necessidade de monitorar a pressão intraocular (PIO). “Com os exames e o monitoramento em dia, é possível

Luiza Trajano

identificar o glaucoma, doença que, quando diagnosticada precocemente, pode ser controlada, evitando assim casos de cegueira”, apontou.  Também estiveram engajadas na campanha outras celebridades como as atrizes Maria Clara Gueiros, Ana Petta e Ana Rosa; o ator Caco Ciocler; Ronaldo, ex-zagueiro e campeão da Copa do Mundo FIFA de 1994; a empresária Luiza Helena Trajano e o maestro Luciano Calazans.

Chris Lopes

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