Tempo de leitura: 2 minutos

A 5ª edição do Phaco Olympics, promovida pela Cristália em colaboração com o IPEPO – Instituto da Visão, proporcionou um vibrante espetáculo durante o CBO 2024.

A campeã, com 1429 pontos, foi a equipe Gaivotas, composta por Mariana Gurgel Carvalho de Souza, Filipe Albuquerque Fernandes Nóbrega e Igor Sandes de Barcelos da FAV.

Neste ano, a competição, que se dedica ao aprimoramento da formação dos residentes em cirurgia de catarata no Brasil, contou com a participação de 567 residentes distribuídos em 189 grupos.

As três equipes que obtiveram as maiores pontuações tiveram a honra de disputar a etapa final, realizada na tarde de sexta-feira, 6 de setembro, no stand da Cristália.

As finalistas da Phaco Olympics foram Faco Chou, do IAMPSE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de S.Paulo (SP), Gaivotas e 20/15Bom Final, ambas da FAV – Fundação Altino Ventura (PE).

Mariana Gurgel Carvalho de Souza, umas das vencedoras da equipe Gaivotas, disse da emoção em levar o prêmio para Recife e do trabalho da Cristália em promover uma competição tão importante para os residentes.

Nesta edição, a campeã, com 1429 pontos, foi a equipe Gaivotas, composta por Mariana Gurgel Carvalho de Souza, Filipe Albuquerque Fernandes Nóbrega e Igor Sandes de Barcelos da FAV. Em segundo lugar, com 1416 pontos, ficou a equipe 20/15 Bom Final, com Camila Valença Collier Padilha Pinto, Letícia Guerra Barreto Conrado e Nathalia de Souza Teixeira, também da FAV. E para fechar, o terceiro lugar ficou com a Faco Chou, com Vitor Guimarães Sato, Vinicius do Nascimento Santi e Bruno Cardoso Riera do IAMPSE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de S. Paulo.

Mariana Gurgel Carvalho de Souza, umas das vencedoras da equipe Gaivotas, disse da emoção em levar o prêmio para Recife e do trabalho da Cristália em promover uma competição tão importante para os residentes. “A experiência não poderia ter sido melhor, com colegas incríveis. Agradeço a Cristália por sempre estimular a educação e treinamentos”, disse.

Os prêmios foram entregues pela presidente do CBO, Wilma Lelis Barbosa e Maria Auxiliadora Monteira, secretaria geral da CBO.

Paulo Araújo, diretor da Unidade de Negócio Oftalmologia da Cristália, disse que o papel do Phaco Olympics é oferecer treinamento e experiência incrível aos participantes. Para isso, hoje eles estão trabalhando com um software que é mais fiel ao que o oftalmologista vai encontrar em seu dia a dia na cirurgia de catarata. “Com esse novo sistema será possível aproximar o residente ainda mais da sua realidade de atendimento, estando pronto para resolver qualquer tipo de intercorrência que possa surgir. E o resultado de hoje da Phaco Olympics é a prova disso”, explicou.

Compartilhe esse post