Tempo de leitura: 2 minutos

Campanha está em sua 4ª edição e destaca os riscos do mau uso das LCs para a saúde ocular

Estudos recentes indicam que o número de usuários de lentes de contato subiu de 3 milhões para 3,7 milhões em 2023. Além disso, esse mercado deve crescer 2,5% nos próximos cinco anos, com cerca de 40 milhões de brasileiros necessitando de correção visual, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento do número de usuários de lentes de contato no Brasil acende um alerta: quando as recomendações de uso não são seguidas corretamente, como manipulação e higienização adequadas, podem levar a danos graves à saúde ocular. De acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, entre 80 e 90% dos usuários têm práticas inadequados no uso das lentes de contato.

Para alertar sobre esses riscos e conscientizar a população sobre o uso correto das lentes de contato surgiu a campanha Setembro Safira. “Atualmente, é muito fácil adquirir lentes de contato, o que é positivo, pois as torna mais acessíveis. No entanto, muitas pessoas usam esse acessório sem consultar um médico e sem seguir orientações básicas, como higienizar as mãos antes do manuseio”, explica Claudia Del Claro, oftalmologista e idealizadora da iniciativa.

Segundo ela, a disseminação de informações sobre os cuidados com as lentes não acompanhou o crescimento das vendas desse produto. Entre as práticas prejudiciais incluem o uso de lentes vencidas, exposição das lentes à água do chuveiro, piscina ou mar, uso contínuo – inclusive durante o sono, e falta de higiene adequada, muitas vezes com produtos inapropriados, como soro fisiológico ou água para a desinfecção diária. “Esses comportamentos de risco podem levar a infecções corneanas e, em casos graves, a cicatrizes ou perfurações na córnea, exigindo transplante. Visto que esses maus hábitos são mutáveis e de responsabilidade do usuário, diversos estudos concordam que a disseminação de informações sobre o uso correto é questão de saúde pública”, aponta.

Os 10 Mandamentos

A campanha Setembro Safira apresenta uma cartilha com orientações para o uso correto das lentes de contato: os “10 mandamentos”. Essas recomendações seguem padrões internacionais e foram validadas pelo último consenso da Tear Film & Ocular Surface Society (TFOS).

Os 10 mandamentos para o bom uso das LCs são:

  1. Lave bem as mãos com água e sabão e seque-as completamente antes de manusear as lentes de contato (LCs).
  2. Para limpar e armazenar, use somente a solução de limpeza específica para LCs (não use soro fisiológico ou água). Faça movimentos de fricção e enxágue diariamente após o uso.
  3. Todos os dias, após colocar as lentes nos olhos, despreze completamente a solução multiuso que ficou no estojo e limpe-o com a própria solução. Substitua o estojo a cada três meses.
  4. Não use as lentes após seu vencimento (respeite o prazo de validade do fabricante).
  5. Não durma com as lentes de contato, a menos que seja indicado pelo seu oftalmologista.
  6. Não molhe as lentes de contato com água de qualquer espécie.
  7. Use colírios lubrificantes próprios para usuários de LCs.
  8. As lentes de contato não substituem completamente os óculos. Alterne diariamente o seu uso com os óculos.
  9. Faça higiene nos cílios diariamente com xampu neutro ou produtos não oleosos próprios para o uso oftalmológico.
  10. As lentes de contato devem ser adaptadas e supervisionadas pelo médico oftalmologista.

Em caso de desconforto, dor, olhos vermelhos ou visão embaçada, suspenda o uso e procure atendimento.

 

Compartilhe esse post