Durante o SBO 2024, foram anunciados os vencedores da 51 edição do Prêmio Varilux de Oftalmologia, iniciativa realizada pela EssilorLuxottica, e que tem como objetivo estimular a pesquisa científica na área da oftalmologia.
A entrega do prêmio destacou-se como um momento de celebração e reconhecimento da excelência na pesquisa científica oftalmológica. Criado em 1972, o prêmio é uma iniciativa da EssilorLuxottica em parceria com a SBO, e ao longo de mais de cinco décadas, tem incentivado e premiado os avanços no campo da oftalmologia. “É com muito orgulho que damos início à entrega do Prêmio Varilux de Oftalmologia de 2024”, anunciou Alexandre Brasil, destacando a importância histórica do prêmio e a parceria duradoura com a SBO.
Este ano, o prêmio contou com um número recorde de inscrições e incluiu quatro categorias: Miopia Infanto-Juvenil, Presbiopia, Refração Social e Jovens Talentos em Oftalmologia. Os vencedores foram reconhecidos pela sua contribuição significativa ao campo e cada um recebeu, como parte do prêmio, uma viagem para participar do Congresso da Academia Americana de Oftalmologia. Além disso, as instituições dos ganhadores receberam equipamentos como pupilômetros e lensômetros digitais.
Durante a cerimônia, os organizadores expressaram gratidão aos participantes e à comissão julgadora, composta pelas doutoras Cláudia Del Claro, Juliana Amoldim e Núbia Vanessa Lima. “A história do Prêmio Varilux está completamente conectada com a história da oftalmologia no Brasil”, afirmou Guilherme Nogueira, presidente da EssilorLuxottica. A continuidade dessa parceria e o incentivo à pesquisa científica são fundamentais para o avanço da oftalmologia, concluiu o presidente, reafirmando o compromisso da EssilorLuxottica com a inovação e a excelência na área.
A cerimônia de premiação, carregada de emoção e reconhecimento, sublinhou a relevância do Prêmio Varilux como um pilar do desenvolvimento científico na oftalmologia brasileira, destacando os profissionais que, com seu trabalho, transformam o futuro da visão no país.
Os contemplados deste ano foram:
Categoria Miopia Infanto Juvenil – Raira Mendes Moraes (SP)
Categoria Presbiopia – Daniela Marcelo Gravina (MG)
Categoria Refração Social – Ian Curi Bonotto de Oliveira Costa (RJ)
Categoria Jovens Talentos em Oftalmologia – Gabriela da Rocha e Silva Santos (RJ)