Tempo de leitura: 2 minutos

Estudo explorar a associação entre miopia, ansiedade e transtornos de humor em adolescentes israelenses

A miopia tornou-se uma preocupação crescente de saúde global, com metade da população mundial sendo afetada pela doença até 2050. Além disso, as crianças ficam míopes cada vez mais cedo por causa do intenso uso de telas e do pouco tempo em que passam expostas à luz solar.

Além de afetar os olhos, uma pesquisa recente conduzida por especialistas do Departamento de Oftalmologia da Universidade Hebraica Hadassah, em Jerusalém, e do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Tel Aviv, aponta que adolescentes míopes têm duas vezes mais chances de desenvolver ansiedade e transtornos de humor.

O estudo analisou adolescentes israelenses de 16 a 20 anos que foram estudados entre 2011 e 2022, utilizando avaliações para rastrear históricos sociodemográficos e médicos, exames físicos e medidas de refração e acuidade visual com melhor correção. Dos 891.501 adolescentes, 279.419 (31,3%) apresentaram miopia, sendo que 172.062 (19,3%) apresentaram sintomas leves. Além disso, 85.310 (9,6%) apresentaram sintomas moderados, enquanto 22.047 (2,5%) apresentaram sintomas graves.

Os pesquisadores também descobriram que adolescentes com miopia tinham maior prevalência de ansiedade e transtornos de humor. Dos participantes, 1,2% tinham níveis mais altos de ansiedade do que aqueles sem miopia, e 0,6% tinham um risco aumentado de desenvolver transtornos de humor do que aqueles sem miopia.

A prevalência dessas condições de saúde mental aumentou com a gravidade da miopia, com 1,1%, 1,3% e 1,6% para ansiedade e 0,5%, 0,6% e 0,7% para transtornos de humor em miopia leve, moderada e grave.

O estudo ressalta a importância da identificação precoce e prevenção da progressão da miopia em crianças. Os pesquisadores esperam que essas descobertas também ajudem a abordar os resultados diretos relacionados à visão da miopia e as implicações psicossociais mais amplas durante a adolescência. Eles sugerem que o aconselhamento psicológico integrado pode ser benéfico como parte do tratamento da miopia.

Fonte: Ophthalmology Times

 

Compartilhe esse post