Lançada durante o Simasp, uma nova tecnologia promete oferecer independência aos 6,5 milhões de brasileiros com deficiência visual (dados do IBGE em 2010). É o OrCam MyEye, dispositivo de visão artificial vestível, intuitivo, e dotado de uma câmera inteligente montada na armação dos óculos do usuário que reconhece textos e produtos previamente cadastrados com um simples apontar de dedo. Após o reconhecimento, o dispositivo retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário por meio de um fone de ouvido pessoal.
Distribuído com exclusividade no Brasil pela Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, o aparelho fotografa, escaneia e transforma textos em áudio imediatamente. E segundo Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia, não será mais necessário pedir para alguém ler uma revista, livro ou jornal, pois o OrCam MyEye fará isso. “O mesmo vale para placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas, mensagens do celular, folhetos etc , afirma.
O OrCam MyEye é uma ferramenta de inclusão que aproveita o poder da visão artificial e da tecnologia vestível para trazer bem-estar às pessoas com deficiência visual. Estima-se que a Grande São Paulo tenha 1 milhão de pessoas com deficiência visual e só 4%, cerca de 40 mil, atuem no mercado de trabalho.
Segundo Sadka conta, o reconhecimento de textos ocorre em qualquer plataforma que tenha números e letras. Já o reconhecimento de produtos acontece a partir do cadastro de até 150 itens. “Além disso, o equipamento possui uma tecnologia avançada de reconhecimento de faces que auxilia o usuário a identificar as pessoas ao seu redor, gerando mais sociabilidade. É possível cadastrar até 100 rostos , revela. Neste caso, não é preciso apontar, pois o reconhecimento é automático. Sempre que o usuário passar por uma pessoa cadastrada, o dispositivo informará o nome, revelando quem está à sua frente.
O dispositivo possui bateria integrada, com duração contínua de 4,5 horas e é totalmente off-line. Mais informações em http://www.maisautonomia.com.br
Fonte: Universo Visual