A Pohang University of Science and Technology (Postech) divulgou recentemente uma inovação que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes com glaucoma. Trata-se de uma lente de contato que combina um sensor IOP (intraocular pressure) a um sistema flexível de administração de medicamentos. As descobertas foram publicadas na revista científica Nature Communications.
A lente de contato inteligente teranóstica sem fio para monitoramento e controle da pressão intraocular no glaucoma foi criada pela equipe liderada pelo professor Sei Kwang Hahn e por Tae Yeon Kim, do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais. O estudo foi financiado pelo Basic Science Research Program, do Korea Medical Device Development Fund, pelo BRIDGE Research Program e pelo Bio & Medical Technology Development Program da National Research Foundation (NRF), do Ministério da Ciência e TIC da Coréia.
De acordo com os pesquisadores, no estudo feito com coelhos com glaucoma, a novidade permitiu a medição da PIO em tempo real e liberou a quantidade apropriada de medicamento correspondente à PIO nos animais. Com as lentes, eles esperam possibilitar um tratamento personalizado, mais eficaz e que tenha mínimos efeitos colaterais.
Sobre as lentes
O material desenvolvido pela equipe da Postech tem um sensor IOP que usa nanofios ocos feitos de ouro. Este sensor é integrado a um sistema flexível de administração de medicamentos, que conta com sistema de energia e comunicação sem fio e um chip de circuito integrado específico para essa aplicação. Segundo relato dos pesquisadores, o sensor IOP exibiu alta sensibilidade à tensão ocular, além de estabilidade química e biocompatibilidade.
Fonte: https://www.newswise.com/articles/smart-contact-lens-that-diagnoses-and-treats-glaucoma