Gustavo M. Hüning, oftalmologista de Santa Maria (RS), foi agraciado com o Rhett Buckler Award no 25º Festival de Filmes que aconteceu durante o 41º congresso anual da American Society of Retina Specialists (ASRS). O evento foi realizado no Seattle Convention Center (EUA) entre os dias 28 de julho e 1º de agosto.
O vídeo vencedor foi “Interestellar IOL Exchange”, que teve como co-autores Lair J. Hüning, Arthur G. Hüning, Affonso B. Hüning e Luiz Munareto. Segundo Gustavo, “o filme apresenta uma substituição de lente intraocular (LIO) opacificada em que a LIO substituta de três peças teve uma das alças desinseridas. O vídeo mostra de forma inovadora como o cirurgião resolveu o caso”.
Concedido anualmente para celebrar os talentos, as habilidades, inovações e a criatividade de especialistas em retina de todo o mundo, o Rhett Buckler Award é considerado o Oscar das cirurgias de retina. Esta é a segunda vez que Hüning e os co-autores levam a estatueta do Festival de Filmes da ASRS. A primeira delas foi em 2021 com o vídeo “Grinder Technique”.
Além desses prêmios, o oftalmologista acumula outros troféus em sua carreira. Em 2018, Gustavo Hüning foi o mais jovem e primeiro latino-americano a receber o My Coolest Surgical Video Award, prêmio pelo melhor vídeo cirúrgico de retina do pré-congresso de Retina da American Academy of Ophthalmology (AAO), com votação recorde de 86%. Também pela AAO, levou o International Education Award em 2020, um reconhecimento para aqueles que buscam educação contínua ao longo da vida, concedido a membros internacionais da entidade.