Lançado durante o CBO 2023, e em formato inédito, a série “Oftalmologia Brasileira” pode ser acessada por diferentes tipos de mídia. Dessa forma, tanto médicos poderão acessar o material a qualquer momento para tirar dúvidas, como os autores poderão atualizá-lo regularmente. “O material pode ser acessado por notebook, smartphone, tablet, por exemplo, e tem espaço para comentários e também para vídeos”, ressalta Paulo Augusto de Arruda Mello, um dos editores da série ao lado de José Beniz Neto, Marcos Ávila e Milton Ruiz Alves.
A série “Oftalmologia Brasileira” tem 15 volumes e envolveu cerca de mil autores. “Tivemos de fazer as máscaras, padronizar os livros, a forma de incluir as referências, tudo isso para que seja uma obra completa e que contemple todos os pontos da oftalmologia” observa Mello. Além dos três editores, cada um dos volumes tem coordenadores das várias áreas e ainda organizadores de subáreas.
Além de ser dinâmica, Mello ressalta que outro fator importante é que a obra será a base para a prova nacional para a obtenção do título de especialista. “O material é importantíssimo para quem pretende obter o título de especialista”, reforça. “Em termos de didática, este é um grande passo dado pelo CBO. Como servirá de base para a prova nacional, a série é voltada não só para a atualização e consulta dos oftalmologistas associados ao CBO, como também será disponibilizada nas residências médicas, aos que ainda não são especialistas”, conclui.