Tempo de leitura: 3 minutos
Por Sabrina Duran
Com o Auditório Gustavo Leite quase lotado, a 62ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia teve sua abertura oficial realizada na noite de hoje, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Além dos presidentes do congresso, Mário Jorge Santos e João Marcelo Lyra, e do Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO),  José Augusto Alves Ottaiano, compuseram a mesa de honra da solenidade o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o secretário de Saúde do estado de Alagoas, Carlos Christian Reis Teixeira, e o deputado federal pelo estado de Roraima, Hiran Gonçalves, que também é oftalmologista.
 
 
Após a exposição dos membros da mesa, houve a sessão de homenagens com a entrega de diplomas e medalhas de Honra ao Mérito a personalidades que realizaram relevantes trabalhos em favor da especialidade. Receberam diplomas Alcides Hirai, que foi chefe do Setor de Retina na UNIFESP / EPM e médico assistente voluntário do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Marília; Paulo Augusto de Arruda Mello, Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP / EPM), ex-presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), da Sociedade Pan-Americana de Glaucoma e do CBO (gestão 2009 / 2011); e Claudete Nagem Moral, organizadora dos simpósios Moacyr Álvaro, da UNIFESP. Em novembro de 1985, Moral foi contratada para trabalhar no CBO na administração e na organização de eventos. Nestes 33 anos de CBO, tornou-se símbolo de dedicação e abnegação à entidade.
Fernando Oréfice, Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professor Voluntário e orientador do Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical da mesma instituição e pesquisador de renome internacional foi homenageado com a medalha de Honra ao Mérito.
 
 
Outros homenageados e homenageadas da noite foram Fernando Cançado Trindade; João Carlos Fernandes de Gusmão Lyra (in memorian); Marco Antônio Rey de Faria; Milton Ruiz Alves; Newton Kara José; Robson Oliveira Vasconcelos e Suber S. Huang. 
O estudante Rodolpho Takaishi Ninin Matsumoto, aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) campus São Paulo, recebeu o Prêmio CBO Ensino Professor Hilton Rocha por ter obtido a melhor nota na Prova Nacional de Oftalmologia de 2018. Já Ivan Maynart Tavares, coordenador do Curso da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNOFESP / EPM), recebeu o mesmo prêmio pelo fato de o curso que coordena ter alcançado a melhor média nas últimas três edições da mesma prova. 
Após as homenanges, foi realizada a conferência magna proferida pelo presidente da Future Vision Foundation e professor voluntário do Bascom Palmer Eye Institute, Suber S. Huang. O especialista abordou o impacto das novas tecnologias, como células-tronco, engenharia celular e nanotecnologias na ciência e na prática oftalmológicas nos próximos anos. 
A cerimônia de abertura terminou com show da Banda Sandra Ávila Jazz Quintet, seguida de um coquetel servido no foyer do teatro.

Fonte: Universo Visual

Compartilhe esse post