Tempo de leitura: 4 minutos

O aumento do número de míopes – principalmente entre crianças – tem chamado a atenção de especialistas no mundo todo. O fato foi impulsionado pela pandemia de covid-19, quando cresceu consideravelmente o tempo em que as pessoas passam em frente às telas.

Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a miopia como a epidemia do século XXI. Além disso, segundo a American Academy of Ophthalmology, se nada for feito para barrar o aumento dos casos, até 2050, 50% da população mundial terá a doença. No Brasil, apesar de não haver números sobre isso, um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revela que sete em cada dez médicos entrevistados identificaram o aumento na incidência de miopia nos pacientes depois da pandemia.

Diante deste cenário, é primordial conscientizar não só a população sobre o avanço da miopia no público infantil como também reforçar junto aos oftalmologistas a importância de ter um olhar atento aos pacientes mirins. E nada melhor para fazer uma ação dessas unindo arte à saúde ocular. Foi o que fez a Hoya, empresa japonesa que produz lentes de óculos de alta tecnologia desenvolvidas para a correção de problemas da visão, com a instalação “Miopia – O mundo visto de perto: uma visão clara para o futuro”, em cartaz na Japan House, em São Paulo.

A exposição acontece até o dia 5 de janeiro, com a entrada gratuita e as crianças poderão aproveitar as férias escolares para apreciar o evento. “Além disso, este é o momento em que as crianças costumam ir ao oftalmologista, antes do início das aulas. Mesmo assim, boa parte ainda não frequenta esse especialista rotineiramente uma vez ao ano. Há muitos pais ou avós que não percebem a importância dessa verificação anual com o oftalmologista. Temos a obrigação social de alargarmos esse conhecimento”, diz Celso Marcelo Cunha, consultor da Hoya e um dos idealizadores do projeto. “O objetivo dessa exposição é alertar a sociedade para uma doença que tem atingido cada vez mais pessoas no mundo todo”, endossa.

“A Hoya é uma companhia 100% japonesa, com mais de 80 anos, e era importante nos aproximarmos da sociedade e darmos visibilidade ao que representa a miopia hoje para a população mundial. Historicamente, a miopia não era corrigida. Então a Hoya, com a sua tecnologia japonesa, foi capaz de desenvolver um produto que hoje consegue retardar a evolução da miopia e, assim, melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens”, revela Carlos Matos, presidente da Hoya Brasil. “A questão é levar à população o conhecimento sobre a existência dessa solução”, afirma.

Como tudo começou
Cunha comenta que a ideia surgiu quando a responsável pela área de marketing da Hoya, Deborah Mechi, o contatou para planejarem uma parceria com a Japan House. “Começamos a conversar sobre palestras educativas, sobre o que poderíamos fazer para ajudar na conscientização sobre a miopia. E aí pensei em sobre como mostrar isso através da arte e falei com o meu amigo Francisco Irochima, que abraçou o projeto”, revela.

Irochima, que além de artista é oftalmologista, preparou e pintou as 12 telas da exposição exclusivamente para o evento. “A ideia da exposição foi juntar as duas artes, a medicina e a pintura. Quando a Hoya apresentou a possibilidade de fazer esse projeto, tive que criar uma história. Ao observarmos da primeira até a última tela há toda uma jornada que começa com a genética, com os sintomas, os agravos, explica como é ser o míope, como usar óculos, e apresenta quais são as terapias disponíveis hoje para frear a progressão da miopia”, exemplifica o artista.

Segundo ele, quanto mais pessoas forem influenciadas com essa proposta, melhor.  E isso vai além da população, atingindo também a oftalmologia brasileira. “Aqui captamos a pessoa por uma forma que não é simplesmente a instrução médica, mas através da arte. Quando a pessoa é atraída por isso, é muito mais fácil você convencê-la para a educação médica preventiva”, conclui Hiroshima.

A exposição conta com o apoio de diversas entidades japonesas e sociedades médicas que endossam entusiasticamente essa iniciativa. Entre os parceiros, destacam-se a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), a Aliança Cultural Brasil-Japão, a Federação das Associações das Províncias Japonesas no Brasil (Kenren), a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, o Consulado Geral do Japão em São Paulo, a Sociedade de Oftalmologia do Norte e Nordeste (SNNO), a Academia Brasileira de Controle da Miopia e Ortoceratologia (ABRACMO), a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC), o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a Sociedade Centro Oeste de Oftalmologia (SOCEO), a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e a empresa Ophthalmos Rohto.

O avanço da miopia infantil
A miopia, geralmente, surge na primeira ou segunda infância, podendo ser progressiva em alguns casos. Visitas de rotina ao oftalmologista desde a primeira infância, o uso comedido e regrado de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e outros tipos de telas, e o estímulo às atividades ao ar livre são estratégias importantes de prevenção à progressão da miopia. Adicionalmente, a implantação da correção adequada e/ou das terapias, também colaboram para conter o provável avanço de um quadro já existente.

Uma vez diagnosticada, a doença pode ser corrigida, quando necessária, por meio do uso de óculos ou lentes de contato. Irochima destaca a eficiência das opções não invasivas, como é o caso das lentes de óculos de alta tecnologia e que já são opções importantes para a redução da miopia infantil. “As pessoas com a miopia axial, quando passam a fazer uso contínuo desse tipo de lente, podem ter uma média de 60% na desaceleração na progressão da miopia, pois a estrutura da lente permite simultaneamente desacelerar o crescimento do globo ocular e proporcionar uma visão mais clara”, destaca o especialista.

Serviço:
Exposição: “Miopia – O Mundo Visto de Perto: Uma Visão Clara para o Futuro”
Data: 06 de dezembro de 2023 a 05 de janeiro de 2024
Horário: terça a sexta-feira das 10h às 18h / sábados, domingos e feriados das 10h às 19h
Local: Área externa da Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52 – São Paulo/SP
Entrada: Gratuita

Site: https://lentes-hoya.com.br/exposicao-miopia/

Compartilhe esse post