Tempo de leitura: 3 minutos

A Phelcom acaba de lançar o Eyer2, uma verdadeira plataforma de exames visuais que permite realizar registros dos segmentos posterior e anterior com alta qualidade de imagem. “O Eyer2 representa um novo conceito em equipamentos portáteis. Com este produto, buscamos fortalecer nossa posição de excelência no mercado, alcançar um número maior de médicos e abranger diversas áreas da oftalmologia. Dessa forma, podemos impactar positivamente na visão de mais pessoas, cumprindo assim nossa missão como empresa”, afirma o Co-Founder e CTO da Phelcom, Diego Lencione.

Melhorias e novas funcionalidades
O Eyer2 possui diversas funcionalidades que contribuem com a prática clínica oftalmológica. “Destaco o aumento do Campo de Visada Instantâneo (FOV) das retinografias de 45º para 55º na horizontal, a melhora da qualidade da imagem e o acréscimo da presença do módulo frontal de segmento anterior, que permite agora fotodocumentar a superfície ocular e periocular em alta resolução e em diferentes espectros de iluminação”, enumera Lencione.

A luz infravermelha auxilia na detecção de alterações na coróide, como o nevus, pois penetra mais profundamente nas estruturas do fundo do olho, e na realização da meibografia. Esse exame, que avalia as glândulas de meibômio localizadas na pálpebra, é fundamental na investigação da síndrome do olho seco, doença que afeta 26 milhões de pessoas só no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

O aparelho tem um design robusto e uma experiência do usuário intuitiva e fluída, além de um adaptador de lâmpada de fenda conectado por imantação. “Ceratites, úlcera de córnea, corpo estranho na córnea e pterígio são alguns exemplos que o oftalmologista pode facilmente identificar com a lâmpada de fenda, mas que muitas vezes não conseguia registrar para compartilhar com o paciente ou mesmo para acompanhar a evolução clínica”, complementa Lencione.

Potente, versátil e inteligente
O retinógrafo portátil Eyer2 oferece potência, versatilidade e inteligência para simplificar a rotina do consultório. Dentre as principais funcionalidades do novo portátil, destacam-se:

  • Registros com apenas um clique;
  • Ergonomia projetada para proporcionar maior comodidade durante as capturas;
  • Plataforma portátil de imageamento ocular capaz de realizar seis registros em um único equipamento, sem necessidade de midríase;
  • Retinografia colorida de alta qualidade: 55º em uma única imagem para detecção de lesões periféricas na retina;
  • Red free gerado instantaneamente após o registro colorido;
  • Registro de segmento posterior com luz infravermelha, importante para avaliação de áreas mais profundas da retina sem desconforto ao paciente, como diagnóstico de nevus de coróide e olho seco evaporativo;
  • Estereofoto de papila para visualização 3D da escavação;
  • Retinografias panorâmicas com até 120°;
  • Edição e gráficos para análise de cup-to-disk ratio (CDR);
  • Fotodocumentação em alta definição da superfície ocular para acompanhamento da progressão de patologias;
  • Avaliação e fotodocumentação de lesões de córnea com luz azul cobalto;
  • Mobilidade para atendimento em diversas clínicas, locais remotos que requerem atenção primária e exames em pacientes acamados e recém-nascidos;
  • Possibilidade de integração com o EyerMaps, inteligência artificial que sinaliza em segundos as áreas da retina com possíveis anomalias;
  • Integração com o EyerCloud, plataforma online para gerenciamento dos exames.

Sobre a Phelcom
A Phelcom Technologies é uma medtech brasileira sediada em São Carlos, interior de São Paulo. A história da empresa começou em 2016, quando três jovens pesquisadores – um físico, um engenheiro eletrônico e um engenheiro de computação (PHysics, ELetronics, COMputing) – criaram um retinógrafo portátil integrado a um smartphone.

Em 2019, a Phelcom lançou no mercado brasileiro o seu primeiro produto: o retinógrafo portátil Eyer, vencedor dos prêmios World Summit Award 2020 e Falling Walls Lab 2016.

Hoje, a tecnologia dos produtos da Phelcom já alcançou mais de duas milhões de pessoas em todo o Brasil e nos países em que está presente.

Compartilhe esse post