Um globo ocular mecânico semelhante ao humano. Esse é o mais novo projeto nos planos de desenvolvimento da Meta (ex-Facebook), segundo um relatório da Bussines Insider, que teve acesso ao pedido de patente feito pela companhia de Mark Zuckerberg.
A descrição explica que o dispositivo é “um olho robótico projetado para se assemelhar a um olho (humano) com dois eixos rotacionais que se cruzam em um ponto central”, como destaca reportagem da Gizmodo. Há há partes que imitam a esclera, retina, córnea, pupila e íris.
A patente indica, ainda, o desenvolvimento de uma cabeça robótica. Um porta-voz da Meta disse ao site que a empresa não comenta a cobertura de suas patentes e que, em geral, elas “não cobrem necessariamente a tecnologia usada em nossos produtos e serviços”.
Segundo o Gizmodo, o globo ocular seria equipado com sensores para ajudá-lo a “ver”, com base no movimento de dados de rastreamento ocular de usuários humanos. A publicação informa que o olho mecânico poderia ser usado como uma ferramenta para rastrear com precisão o movimento do olho humano. Essa tecnologia poderia acelerar o desenvolvimento de outras ferramentas de realidade aumentada e virtual, fundamentais para os planos de metaverso da empresa.
O Gizmodo lembra ainda que em novembro passado a Meta anunciou uma parceria com a Carnegie Mellon University para criar uma pele de robô leve e sensível ao toque.
Fonte: Época Negócios