O Instituto Strabos promoveu no sábado, 16 de março, o 8º Mutirão de Cirurgias de Estrabismo, em parceria com o Instituto Verter, ONG mantida pelo Grupo H.Olhos e referência em viabilizar ações de promoção de saúde ocular. A ação contemplou 16 pessoas, encaminhadas pelo Strabos e pela Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, que realizaram a intervenção, gratuitamente, no H.Olhos.
“Viabilizar a parceria entre o Instituto Strabos e o H.Olhos, é muito gratificante, pois vai ao encontro da missão do Instituto Verter para a reabilitação e inclusão de deficientes visuais, com responsabilidade social. Para alguns pacientes, a oportunidade assegura uma melhora da qualidade de vida pelo fator estético, e para crianças e os mais jovens, há perspectiva de um prognóstico de desenvolvimento aprimorado da visão também”, comenta Rodrigo Galvão Viana, gestor do Instituto Verter.
Na ocasião, 16 cirurgias foram realizadas para correção de estrabismo. O problema se caracteriza pelo desalinhamento dos olhos e pode interferir no desenvolvimento da visão em crianças, além de ser uma barreira social para os pacientes adultos.
“Criar autoestima para nos proteger muitas vezes não é o suficiente, pois sempre alguém fará uma piada ou falará algo que possa entristecer, e essa oportunidade me ajudará a quebrar a barreira do medo. A cirurgia não se trata apenas de estética, mas também do psicológico e de facilitar a rotina”, ressalta com alegria a paciente Angélica dos Santos Ferreira, de 28 anos, beneficiada por essa edição do mutirão.
Os mutirões
Os mutirões promovidos pelo Instituto Strabos, em parceria com o Instituto Verter e H.Olhos, buscam tratar casos complexos de estrabismo em que a capacidade visual está comprometida, permitindo que os pacientes possam desenvolver melhor a visão e enxergar normalmente. Mais um benefício está relacionado à busca da correção estética, com melhora da aparência e convivência social dos pacientes.
“O Instituto Strabos, criado em 2013, possui entre um de seus pilares realizar ações sociais e ajudar pessoas que estão em vulnerabilidade social a ter suas cirurgias de estrabismo realizadas. Por meio do apoio dos parceiros, como o Verter e H.Olhos, é possível viabilizar os procedimentos aos pacientes encaminhados e promover a saúde ocular”, comenta Mauro Goldchmit, presidente do Instituto Strabos.
Fonte: H.Olhos