Tempo de leitura: < 1 minuto
Por Marina Almeida
Os números são superlativos. 500 inscritos, sendo 60 deles vindos de fora do país. Cinco palestrantes internacionais e outros 42 brasileiros. Dezenas de aulas ministradas. Tudo isso em cinco dias de um curso de total imersão em Cirurgia Refrativa.
Não foi para menos que todos os oftalmologistas presentes ouviram atentamente as aulas de ontem, 20 de março, quando começou o Curso Refrativa R.I.O. 2019 no Rio de Janeiro. A sala permaneceu lotada até o final das apresentações, próximo das 21hs.
Segundo o idealizador e organizador do evento, Marcony R. Santhiago, a grade científica foi pensada de maneira a serem complementares entre si, partindo do princípio que o objetivo do curso é englobar e aprofundar todos os aspectos que envolvem a prática da Cirurgia Refrativa. “Vai muito além da Lasik e do PRK. O dia de ontem começou com uma análise pré-operatória, abordando a superfície ocular, doenças sistêmicas e outras áreas, e depois, adentramos nos exames pré-operatórios, que são importantíssimos para o resultado da cirurgia em si. Se teremos um bom paciente ou não, e de como aumentamos o nosso volume cirúrgico, já que tudo isso começa com uma interpretação adequada dos exames pré-operatórios”, disse.
Após a finalização da última aula do dia, proferida por Santhiago, parte dos alunos dividiram-se em pequenas turmas, para participar dos wetlabs, que deram a oportunidade realizar na prática, parte do conteúdo aprendido ao longo do dia.

Fonte: Universo Visual

Compartilhe esse post