Dia 21 de Março na Civi-Co Negócios de Impacto, em São Paulo, a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) fará um encontro do setor da saúde ocular para discutir como abordar as metas do 2030 In Sight. Os participantes, que incluem representantes de ONGs, pesquisa, entidades de classe, sociedade civil e esfera política, farão um workshop de ideias sobre como o Brasil pode abordar os pilares centrais das estratégias:
– ELEVAR a visão como uma questão fundamental econômica, social e de desenvolvimento;
– INTEGRAR a saúde ocular em sistemas de saúde mais amplos;
– ATIVE a mudança do paciente, do consumidor e do mercado;
A IAPB é o órgão máximo global para o setor de saúde ocular, com mais de 190 organizações membros em todo o mundo. Mas nenhum no Brasil. Luisa Casasluque, coordenadora da IAPB para a América Latina, quer que isso mude – “é fundamental que as organizações brasileiras façam parte da conversa global sobre a saúde ocular e o esforço renovado para acabar com a perda de visão evitável”.
O desafio é mais complexo do que nunca, os números são maiores e as desigualdades só aumentam. Portanto, nossa ambição tem que corresponder a essa escala. Até 2030, queremos ver um mundo onde:
- Ninguém tenha a experiência da perda de visão desnecessária ou evitável e todos possam
atingir seu potencial máximo.
- Os serviços oftalmológicos e de reabilitação sejam acessíveis, inclusivos e financeiramente
acessíveis para todos, em qualquer lugar, sempre que forem necessários.
- As pessoas entendam a importância de cuidar da própria saúde ocular e exigem acesso aos
serviços, livres do peso de qualquer estigma social.
IAPB
A Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) é o órgão máximo global para o setor oftalmológico com 190 membros em todo o mundo provenientes de ONGs e da sociedade civil, organizações corporativas, órgãos profissionais e instituições de pesquisa e oftalmologia. Para saber mais, acesse www.iapb.org
Campanha 2030 In Sight
2030 In Sight, estratégia global para o setor de saúde ocular, desenvolvida pelos membros da IAPB, visa acabar com a perda de visão evitável até 2030.
Atualmente, há 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivendo com as consequências da perda da visão por não terem acesso a serviços oftalmológicos. Estes são os mais pobres e marginalizados da sociedade. Sem mudanças, isso aumentará para 1,8 bilhão de pessoas até 2050.
Para mais informações sobre 2030 In Sight www.iapb.org/about/2030-in-sight/